Cidades

Ano após ano, desfile militar repete a magia que encanta adultos e crianças

Aliny Mary Dias e Viviane Oliveira | 07/09/2013 11:32
Desfile começou com uma hora de atraso e encantou os 17 mil espectadores (Foto: Cleber Gellio)
Desfile começou com uma hora de atraso e encantou os 17 mil espectadores (Foto: Cleber Gellio)

A emoção e o encantamento que contagia as crianças e até os adultos durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro se repete durante anos e não diminui a empolgação de quem sai de casa cedo e enfrenta o trânsito para acompanhar as cerca de duas horas de apresentação.

O desfile começou poucos antes das 9 horas com o acendimento do fogo simbólico da pira. Das oito entidades civis que desfilaram, o que mais chamou a atenção dos cerca de 17 mil campo-grandenses que acompanharam a festa foi o militar.

Ao todo, 2,6 mil militares das Forças Armadas percorreram a 14 de Julho entre as ruas Antônio Maria Coelho e a 15 de Novembro.

Empolgada com a apresentação dos militares, a professora Ana Cristina Rocha, 40 anos, destacou-se em meio a multidão. A mulher estava caracterizada com um lenço com a bandeira do Brasil e a filha de 7 anos com o rosto pintado com as cores da bandeira.

“Está faltando civismo e patriotismo para as pessoas, eu acho que desde cedo as crianças precisam ter noção de civismo. Sempre incentivei minha filha”, explica a professora.

Mãe e filha se caracterizaram para acompanhar desfile (Foto: Cleber Gellio)

Entre os espectadores, o contentamento era visível. O destaque do desfile deste ano ficou por conta do sobrevoo de três aeronaves, um supertucano do Esquadrão Flecha, um Amazon do Esquadrão Onça e o helicóptero do Esquadrão Pelicano.

O desfile de mulheres oficiais da Força Aérea também abrilhantou a festa. Conforme a organização, o objetivo de incluir as mulheres no desfile é mostrar para a população as diferentes profissões que atuam nas Forças Armadas.

Para a dona de casa Elaine Corrêa, de 39 anos, o atraso de uma hora para o início do desfile não diminuiu o brilho da festa. “Valeu a pena mesmo com o atraso, depois que começou foi uma apresentação atrás da outra. Eu gostei bastante e meu filho gostou muito do tanque de guerra”, afirma a mulher.

De acordo com a Polícia Militar, 60 militares policiaram a pé a região central para garantir a segurança da população. Outros 22 da cavalaria, 20 do trânsito e outros 50 com motos.

Nos siga no