Cidades

André não acredita em greve, mas já avisa que cortará ponto de policiais

Aline dos Santos e Jéssica Benitez | 14/05/2013 09:26
Governador antecipa punição que dará a grevistas.(Foto: Marcos Ermínio)
Governador antecipa punição que dará a grevistas.(Foto: Marcos Ermínio)

O governador André Puccinelli (PMDB) declarou nesta terça-feira que não acredita em greve geral da Polícia Civil. Mas, caso ocorra, já definiu o que fará diante de paralisação. “Vou cortar o salário”, afirma. Segundo Puccinelli, vários policiais vão subir para a terceira categoria. “Esses receberão 28% [de reajuste]”, salienta.

Questionado sobre como vai tratar os grevistas, Puccinelli partiu para a enquete. Ele perguntou para duas pessoas o que fariam caso fossem governador. A resposta dos consultados foi de que demitiriam o servidor que não trabalha. “Vou cortar o salário. Vou ouvir o que o povo está falando”, disse o governador.

Hoje, ele entregou prêmios para os alunos da escola estadual Blanche dos Santos Pereira, no bairro Tijuca 1, em Campo Grande.

Reivindicação – Em negociação salarial, os policiais civis já queimaram caixão em frente à Governadoria, fecharam rodovia e ameaçam com greve a partir de sexta-feira. A categoria quer 25% de reajuste.

Ontem, Puccinelli reafirmou que se a classe não aceitar a proposta vai conceder apenas 5%. A proposta do governo é 7% este ano, 8% em 2014 e 12% em 2015, além de vantagens e reenquadramentos que elevam os salários da classe dos substitutos em 28% já em 2013.

Se houver greve, vão cruzar os braços 70% do efetivo, o que representa pouco mais de 900 profissionais. Ao todo, são 1,3 mil profissionais em todo Estado.

Nos siga no