Cidades

Procon multa 11 bancos e financeiras, após muitas queixas

Nyelder Rodrigues | 11/09/2012 19:37

O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor em Mato Grosso do Su) notificou nesta terça-feira 11 instituições financeiras por causa do alto índice de reclamações de consumidores quanto a contratação de crédito consignado e a má qualidade do atendimento, como a formação de filas além do permitido.

As instituições notificadas foram o Banco do Brasil, Panamericano, Bradesco S.A., Bradesco Financiamentos, Santander, BV Financeira, BMG, Cruzeiro do Sul, BGN AS, Matone e Daycoval, conforme informações do site do Procon.

De acordo com o superintendente do Procon, Alexandre Rezende, as notificações são ações enérgicas que fazem parte da comemoração aos 22 anos do Código de Defesa do Consumidor. Ao todo, as multas chegam a cerca de R$ 1 milhão.

Ainda conforme Alexandre, foram agrupados vários processos com reclamações de consumidores, buscando fundamentar o melhor possível as notificações. Os principais problemas são relativos aos créditos consignados, vindo o atendimento em seguida.

Além das multas, serão feitas ações de orientação aos consumidores na Capital. “Hoje foi feita distribuição de material educativo no Shopping Campo Grande, e amanhã acontece no Pátio Central. O Camelódromo será o local da campanha na quinta e o Shopping Norte Sul Plaza na sexta. A distribuição termina no domingo, no tradicional ponto de entrega de jornais na Afonso Pena, ao lado da Praça Ary Coelho”, explica o superintendente.

O objetivo do material é conscientizar a população sobre o consumo sustentável e não cair em armadilhas. Em encontro nacional entre Procon, foi constatado que um dos principais problemas dos consumidores é o sistema financeiro com a grande oferta de crédito consignado, o que acaba gerando um endividamento excessivo na população.

Código de defesa -Apesar de ser considerado um dos melhores do mundo, o código de defesa do consumidor brasileiro ainda precisa de aperfeiçoamento. “Já tramitam mudanças que vão aprimorar o código, principalmente nas questões de compras pela internet, lesão coletiva e endividamento, que é o maior problema do consumidor brasileiro”, conta Alexandre.

O superintendente do Procon-MS também adianta que, em breve, será feita uma ação nacional para inibir o problema do endividamento, além da alertar sobre os riscos de contratar empréstimos com os “Pastinha”, pessoas que fornecem o serviço indo a casa das pessoas, que muitas vezes assinam os papéis sem saber o que está contratando de fato.

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