Cidades

Alertas sobre suicídio vão de orientações para agentes de saúde a panfletagem

Julia Kaifanny | 08/09/2016 14:43
A panfletagem aconteceu na Avenida Julio de Castilho. (Foto: Simão Nogueira)
A panfletagem aconteceu na Avenida Julio de Castilho. (Foto: Simão Nogueira)

Profissionais da Unidade Básica de Saúde Doutor Nicolau Fragelli, em Campo Grande, se reuniram nesta quinta-feira (8) para fazer panfletagem e adesivagem na Avenida Júlio de Castilho. A ação faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, que procura chamar atenção para os índices de tentativas de suicídio.

De acordo com a enfermeira do núcleo de prevenção a violências da Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), Laura Maria Souza de Linhares, só no ano passado foram registradas aproximadamante 850 tentativas de suicídio, 48 concretizadas.

A campanha na unidade de saúde começou com capacitações para os funcionários, em especial aos agentes de saúde. Foram palestras e oficinas para orientar os agentes no reconhecimento de comportamentos de risco, abordagem e acolhimento das famílias.

“Os agentes são os primeiros a ter contato com as famílias e o papel deles é essencial, mas por muitas vezes eles não têm orientação de como abordar o assunto suicídio. Fazendo essa capacitação aumentamos as chances de levar esse paciente para tratamento” explica a psicologa Ellen Martins Salvador, que realiza as oficinas de forma voluntária.

Enfermeira da unidade, Francielle de Rezende Rocha diz acreditar que abordar o assunto é essencial e deve deixar de ser um tabu. “Desde que começamos a realizar as palestras, sentimos que os agentes estão mais seguros para falar sobre o assunto e com isso estamos tendo resultados positivos”. Segundo ela, a capacitação e as oficinas serão realizadas em outras unidades de saúde.

Cerca de 25 funcionários e alunos da Facsul (Faculdade Mato Grosso do Sul) estiveram na Avenida Júlio de Castilho e fizeram abordagens nas ruas falando sobre o Setembro Amarelo, além de entregar panfletos e adesivar carros. Sábado (10) é o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, mas as ações se estendem por todo o mês.

Nos siga no