Cidades

Agetran lança campanha de volta às aulas na Capital

Redação | 23/01/2009 14:53

A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) de Campo Grande está lançando a campanha de volta às aulas. Na maioria das escolas, o ano letivo começa já no início do próximo mês e, diante disso, os agentes vão orientar a população, distribuindo um folder educativo com dicas para o transporte e trânsito dos alunos e pais nas ruas durante os horários de entrada e saída nas escolas.

A campanha tem como objetivo também que os pais transmitam bons exemplos aos filhos sobre transporte e trânsito, com respeito às regras de trânsito e evitando colocar em risco a segurança da sua família e de outras pessoas. Também estão previstas outras peças publicitárias, como cartazes.

Confira as dicas elencadas no folder educativo da Agetran:

- Programa-se para os horários de entrada e saída dos alunos,

- Evite permanecer muito tempo estacionado,

- Seja breve no embarque e desembarque,

- Embarque e desembarque na calçada,

- Respeite os limites de velocidade e os demais usuários da via,

- Crianças menores de 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro e com cinto de segurança,

- Não estacione: em fila dupla, em local destinado ao transporte escolar, sobre a faixa de pedestre e em frente a guias rebaixadas.

O folder disponibiliza ainda recomendações úteis para transporte de crianças com segurança. Como tipo, posição de assento, peso e idade da criança:

- Bebê conforto ou conversível: até nove ou 13 quilos conforme recomendação do fabricante, ou até um ano de idade. Voltado para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco traseiro.

- Cadeirinha de segurança: de nove a 18 quilos, aproximadamente de um a quatro anos de idade. Posição: voltada para frente, na posição vertical, no banco traseiro.

- Assento de elevação ou "booster": de 18 a 36 quilos, aproximadamente de quatro a 10 anos de idade. Posição: no banco traseiro com cinto de três pontos.

Cinto de segurança de três pontos: acima de 36 quilos e no mínimo 1,45 metros de altura, aproximadamente 10 anos de idade. Até 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de três pontos.

Nos siga no Google Notícias