Cidades

Agepen afirma que não tem como cumprir ordem de juiz

Redação | 15/03/2010 11:25

O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza de Oliveira Filho, informou hoje que o órgão ainda não foi notificado da decisão do juiz da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, Francisco Gerardo de Souza, determinando a transferência de 663 presos do Complexo Penal de Campo Grande até a próxima quarta-feira.

De antemão, Deusdete avisou que no momento a agência não tem como cumprir a decisão, pois todas as unidades prisionais do Estado estão superlotadas.

De acordo com ele, a única alternativa para abrir novas vagas é a inauguração do complexo da Gameleira, em implantação em Campo Grande. No local, está prevista a criação de mil vagas, em três unidades nas quais os internos vão trabalhar no próprio estabelecimento, no regime intramuros.

Com a inauguração dessa unidade, prevista para o final do mês, Deusdete diz que será liberado o presídio de Dois Irmãos do Buriti, hoje ocupado por detentos do semi-aberto transferidos de Campo Grande.

Outra expectativa da Agepen é conseguir derrrubar a decisão liminar do juiz no TJ (Tribunal de Justiça) onde tramita recurso do caso. O julgamento está previsto para a próxima quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias