Cidades

Adolescente foge de Unei improvisada na Colônia Penal

Redação | 01/09/2010 16:19

Um adolescente fugiu na tarde desta quarta-feira (1º de setembro) durante atividades de recreação realizadas na Colônia Penal de Campo Grande, onde está instalada temporariamente a Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco.

De acordo com um agente educador da Unei que não quis se identificar, três adolescentes correram para o alambrado da Colônia Penal e o escalaram. Dois se enroscaram no arame farpado e um conseguiu fugir.

"Não podemos fazer nada. Fomos obrigados pela superintendência de Assistência Socioeducativa e pela direção da Unei a realizar atividades sem a presença da Polícia Militar, sem proteção. Aí fica difícil controlar", diz o agente.

O clima é de agitação na Unidade. Os adolescentes que presenciaram a fuga iniciaram uma confusão, mas que está "dentro do controle", de acordo com o agente educador. "Sem apoio da PM eles vão continuar fugindo", completou.

Os agentes reclamam de uma decisão do Ministério Público que, segundo eles, limita a segurança. Os educadores não podem mais utilizar a tonfa, uma espécie de bastão para conter os adolescentes que deveriam passar por medidas sócio educativas na Unei Dom Bosco durante sua "gestão" na Colônia Penal.

A decisão tem provocado a reação dos agentes, que na semana passada se negaram a retirar os garotos para as atividades externas.

A unidade tem 15 agentes e 80 adolescentes, que foram transferidos no dia 2 de agosto, após o juiz da Infância e Adolescência, Danilo Burin, interditar a unidade original, na BR-262, saída para Três Lagoas, por falta de condições de higiene.

Nos siga no Google Notícias