Cidades

Sem acordo, juiz determina imediata reintegração de posse na Buriti

Ângela Kempfer e Nadyenka Souza | 29/05/2013 17:52
Audiência na tarde de hoje na 1ª Vara de Justiça Federal.
Audiência na tarde de hoje na 1ª Vara de Justiça Federal.

Não houve acordo entre fazendeiros e famílias terena, por isso a ordem é para reintegração de posse imediata da fazenda Buriti, invadida pelos índios na região de Sidrolândia.

Apesar de 4 horas de conversa, a audiência que buscava a conciliação fracassou na tarde de hoje, na 1ª Vara da Justiça Federal, em Campo Grande.

Como o produtor rural Ricardo Bacha e os índios não entraram em consenso, quem saiu perdendo foram os terena que têm de deixar as fazenda assim que forem notificados, sob pena de multa de R$ 10 mil ao dia para cada pessoa que continuar na propriedade.

As famílias entraram na fazenda Buriti, do ex-deputado Ricardo Bacha, no dia 15 de maio. O movimento começou com 350 pessoas, na primeira semana ultrapassou 500 e segundo os terena agora passam de mil. Eles reivindicam a área há décadas.

Estudos antropológicos apontaram a fazenda como território indígena, mas decisão do TRF (Tribunal Regional Federal) negou o direito aos terena. A Funai e o MPF (Ministério Público Federal) recorreram da decisão.

Os índios pediam para ficar no local até o julgamento do mérito e o fazendeiro tentava a saída espontânea.

Uma das lideranças terena, Marioque Figueiredo, diz que a sensação é que “a Justiça chamou a gente aqui só para dizer que tínhamos de sair”.

O delegado Alcídio de Souza Araujo informou que a reintegração só será cumprida após a intimação oficial da Justiça.

O proprietário Ricardo Bacha saiu da audiência meia hora antes do fim e não falou com a imprensa.

Antes da decisão, 6 caciques entregaram uma carta ao juiz Ronaldo José da Silva avisando que não estão dispostos a deixar a propriedade.

Nos siga no