Cidades

“O Espírito Santo escolheu bem”, diz Dom Vitório, sobre o novo Papa

Adriel Mattos | 13/03/2013 17:23
Papa Francisco acena para o público na Praça de São Pedro, da sacada da Basílica de São Pedro. (Foto: Gregorio Borgia/AP)
Papa Francisco acena para o público na Praça de São Pedro, da sacada da Basílica de São Pedro. (Foto: Gregorio Borgia/AP)

O arcebispo emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, ficou surpreso com a escolha do papa argentino, Francisco 1º. “O Espírito Santo escolheu bem”, disse.

Dom Vitório disse que Jorge Mario, arcebispo de Buenos Aires eleito Papa, era bom e misericordioso e dava apoio às iniciativas pastorais. “Deus escolheu bem”, finalizou o arcebispo emérito.

Quem é o novo Papa – Jorge Mario Bergoglio é filho de pai italiano. Nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Formado em Farmácia, Jorge Mario tem costumes simples, e andava de ônibus em Buenos Aires, além de cozinhar a própria comida. É arcebispo da capital argentina desde 1997 e cardeal desde 2001. Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela oposição à presidente Christina Kirchner.

O cardeal argentino não figurava entre os favoritos para chegar ao Trono de São Pedro. Foram dois dias de conclave, e quatro votações para chegar ao nome de Jorge Mario. O Brasil era favorito com o nome de Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.

Conclave – Em 11 de fevereiro, o Papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar que iria renunciar em 28 de fevereiro, por não ter mais forças para governar a Igreja.

O conclave foi marcado para iniciar-se em 12 de março, mas só hoje foi escolhido o novo pontífice.

Nos siga no