Cidades

Instituto Federal empossa novos diretores em seis cidades

Diretores-gerais assumirão em maio com o desafio de reduzir a evasão e melhorar os campi

Alberto Dias | 02/05/2016 17:58

Unidades do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) da Capital e cinco cidades do interior terão novos diretores-gerais a partir de maio - os primeiros escolhidos por meio do voto de estudantes e servidores.

A posse aconteceu na sexta-feira (29), quando foram diplomados Rosane Fernández Garcia (Campo Grande), Hilda Ribeiro Romero (Aquidauana), Francisco Xavier da Silva (Coxim), Sandro Santos (Corumbá), Marcos Vilhanueva (Ponta Porã) e Ápio Silva (Três Lagoas).

Na ocasião, o reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, pediu compromisso e dedicação aos empossados. "Aos que entram agora, é preciso saber que nossa dedicação é constante. O diretor-geral tem uma presença que não termina", disse.

Desafios – Em Aquidauana o desafio será combater a evasão. "Já temos um plano e vamos trabalhar junto à família do estudante, que está distante da escola", disse a Hilda Romero. Já a nova diretora-geral do campus da Capital, Rosane Fernández, quer ouvir os servidores para promover melhorias: "quero que as pessoas se sintam parte do IFMS".

Em Corumbá, a meta de Sandro Santos é democratizar a gestão: "quero um diálogo maior entre estudante, professor e gestão". A ideia é compartilhada por Marcos Vilhanueva, eleito em Ponta Porã. Em Coxim, Francisco Silva quer ampliar o número de alunos e garantir tragalho para os egresssos. Já em Três Lagoas, Ápio Silva buscará parcerias com grandes empresas para melhorar o campus e apliar os estágios.

De acordo com portaria do Ministério da Educação, o mandato dos novos dirigentes terá duração coincidente ao restante do mandato do reitor, empossado em dezembro de 2015.

Nos siga no Google Notícias