Cidades

"Exemplar", policial perdeu controle pela 2ª vez por causa de bebida

Graziela Rezende | 04/11/2013 08:20

Titular da 7ª Delegacia de Polícia por mais de sete anos, tempo que também conviveu com o policial Carlos Peterson Fernandes, 34 anos, preso em flagrante há dois dias, após ter pego uma viatura e, juntamente com um preso, ameaçar pessoas no bairro Aero Rancho, o delegado Natanael Balduíno, ressalta que a conduta do suspeito era “exemplar” no trabalho.

“Carlos, enquanto plantonista e investigador na 7ª Delegacia, era um bom policial e cumpridor das suas tarefas, tinha uma conduta exemplar. Acredito que a bebida o fez perder o controle da situação novamente. Em 2008, ele se envolveu em uma situação semelhante no mesmo bairro e foi questionado sobre isso. Na ocasião, sustentou a versão de que não se lembrava de nada e se dizia muito arrependido”, afirma o delegado.

Por conta dos transtornos, o delegado acredita que o mais indicado para o policial é realizar tratamento médico. “Ele deveria se consultar com um psiquiatra, procurar ajuda para não sair mais embriagado”, comenta o delegado. Ao todo, Carlos infringiu ao menos seis artigos graves do Código da Polícia Civil.

Entre os artigos, usar viatura policial sem autorização, entregar o veículo para terceiros e ainda mais embriagado, apresentar-se desta maneira à população, ostentar a arma e ameaçar pessoas, entre outras infrações. Carlos permanece detido na 3ª Delegacia de Polícia.

Sobre a possibilidade de Carlos e o preso Ryan Douglas Vieira, 21 anos, serem amigos, o delegado diz que é inverídica tal informação. “Eles se conheceram na delegacia. E não há impedimento ilegal para a permanência de Ryan no local por sete meses, principalmente porque ele se envolveu em um crime de grande monta, no qual ouvimos mais de 20 testemunhas”, explica o delegado.

Neste período, ficaram inúmeros pontos a serem esclarecidos, tanto que o preso foi interrogado por ao menos quatro vezes. “O julgamento iria ocorrer em breve, porém a família convocou um advogado para tentar converter a pena de homicídio doloso para culposo no trânsito e por isso foi adiado. E acredito que foi neste período que o policial e o preso fizeram amizade”, finaliza o delegado.

Enlouqueceu? - Carlos foi detido após circular pelas ruas do bairro Aero Rancho, na companhia de um acusado de homicídio, ameaçando a população. Os dois apontavam armas de fogo para as pessoas.

Segundo nota divulgada pela Polícia Civil, a dupla estava em um Renault Logan de cor preta. Embora não estivesse de plantão no sábado, o investigador pegou a viatura da 7ª Delegacia de Polícia da Capital, onde é lotado, sem autorização.

Nos siga no Google Notícias