Cidades

Em menos de 12 horas, Mato Grosso sul registra 33,8 mil raios

Viviane Oliveira | 11/05/2016 12:28
Ontem à noite, uma casa foi atingida por raio, no Bairro Los Angeles. Três pessoas ficaram feridas, aparelhos domésticos e o telhado da casa danificados. (Foto: Fernando Antunes)
Ontem à noite, uma casa foi atingida por raio, no Bairro Los Angeles. Três pessoas ficaram feridas, aparelhos domésticos e o telhado da casa danificados. (Foto: Fernando Antunes)

Em 11 horas foram registrados 33.858 quedas de raios em Mato Grosso do Sul, o que significa 1.400 descargas elétricas por hora e 23 por minuto. Conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, os números foram contabilizados das 18h de segunda-feira (9) até às 10h de ontem (10). Os municípios mais atingidos foram Campo Grande, Sidrolândia e Bandeirantes.

A Capital ocupa a terceira posição entre as cidades com mais mortes por raios nos últimos 15 anos. No total, foram 11 vítimas. A cidade fica atrás somente de Manaus, com 22 vítimas e São Paulo com 26 mortes por causa dos raios, segundo relatório do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Nesta terça-feira, três pessoas, entre elas um bebê de 9 meses, tiveram queimaduras após a casa ser atingida por raio, na Rua Travessa Marques de Barbacena, no Bairro Los Angeles, na Capital.

Além de ter ferido a família, a descarga elétrica derrubou uma viga, quebrou telhas, comprometeu a fiação elétrica da residência, queimou televisão e ventilador. Apesar do susto, os três atingidos tiveram apenas queimaduras leves.

Os raios caíram durante a chuva dos últimos dois dias. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou a relação de cidades brasileiras que apresentaram o maior volume no País na terça-feira e entre as 10 que tiveram valores extremos, três são do Estado. 

Ponta Porã aparece em terceiro lugar, com 71,8 milímetros, em quinto Campo Grande, com 66 milímetros e em sexto Sete Quedas, com 58 milímetros. Se consideradas as Capitais, os valores registrados em Campo Grande só ficam atrás do Recife, onde choveu 102,1 milímetros.

Nos siga no