Campo Grande 116 Anos

Regional acumula lixo,apesar de liminares e ter contratado coletadora

Flávio Paes | 13/09/2015 20:15
Lixo continua acumulado no Regional  (FOTO;Gerson Walber)
Lixo continua acumulado no Regional (FOTO;Gerson Walber)

Transcorridas 48 horas da concessão da liminar do juiz Luiz Ricardo Galbiati da 2ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos que determina ao STEAC-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul) o restabelecimento da coleta do lixo gerado no Hospital Regional, a decisão judicial ainda não foi cumprida. Neste domingo havia lixo acumulado no local de coleta do hospital, embora o Regional ja´ tenha contratado uma empresa para substituir a Solurb provisoriamente.

 Segundo o presidente do Hl, Justiniano Vavas, na sexta-feira, diante do acumulo de 400 quilos de resíduos com material que trazem  risco à saúde, de forma emergencial foi contratada uma empresa (que presta serviço à rede privada) para recolher todo o resíduo, mas neste domingo não foi feita coleta.

O contrato se estenderá até que acabe a greve dos trabalhadores da Solurb ou seja cumprida as decisões judiciais  que determinam o restabelecimento da coleta do lixo hospitalar. Na avaliação de Vavas, por conta do final semana, provavelmente o Sindicato dos Trabalhadores -que tinha 12 horas para cumprir a liminar concedida na sexta-feira, , sob pena de pagar multa diária de R$ 30 mil – ainda não foi notificado. Além da liminar da sexta-feira, há uma decisão da Justiça,tomada neste domingo, que obriga o restabelecimento de toda a coleta em 70 pontos gerados de lixo hospitalar e de saúde, o  que inclui o HR.. Esta decisão é do juiz Maurício Petrauski, tomada a partir de ação movida pela Prefeitura. 

Nos siga no