Cidades

Traçado de ciclovia no Parque dos Poderes evita atingir mata nativa em obra

Projeto de revitalização prevê manutenção da mata nativa, como forma de garantir obra sustentável

Silvia Frias | 23/06/2021 11:37
Maquinário já preparado para 1ª fase das obras no Parque dos Poderes (Foto/Divulgação)
Maquinário já preparado para 1ª fase das obras no Parque dos Poderes (Foto/Divulgação)

A obra da revitalização do Parque dos Poderes incluiu no projeto a manutenção da mata nativa, sem que seja necessário derrubar nenhuma árvore. Um exemplo é o traçado da ciclovia, que será feito no entorno da vegetação.

A obra começou pela avenida Manoel de Barros, em frente à Governadoria. A primeira etapa será da rotatória da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) até a SED (Secretaria Estadual de Saúde).

Imagem aérea mostra início da obra no local. (Foto/Divulgação)

Segundo informações da Agesul, por conta do serviço, já está prevista interdição de uma das pistas, deixando a outra livre para o trânsito, o que também será feito nas fases seguintes. 

A 2ª etapa incluirá obras nas avenidas Valdir dos Santos Pereira e desembargador José Nunes da Cunha. A 3ª começa da avenida Manoel de Castro Pontes Junior.

Com investimento de R$ 18,9 milhões, o projeto da 1ª reforma prevê restauração funcional do pavimento, drenagem das águas pluviais, urbanização do local e implantação de ciclovias, com acessibilidade para as calçadas. 

O recapeamento será de 110 mil m² de ruas, com 4 quilômetros de pista de caminhada e corrida, 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central. Ainda estão incluídas três estações de ginástica, 70 bancos de descanso, paisagismo e todas as medidas e normas de acessibilidade.

Nos siga no