Cidades

Sobrinho de Manoel de Barros, Luciano de Barros morre aos 61 anos

Luciano era filho do pecuarista e escritor, Abílio de Barros e sobrinho do poeta Manoel de Barros

Ana Paula Chuva | 11/04/2021 11:49
Luciano de Barros estava em São Paulo desde o dia 2 de abril. (Foto: Arquivo Pessoal)
Luciano de Barros estava em São Paulo desde o dia 2 de abril. (Foto: Arquivo Pessoal)

O pecuarista e zootecnista, Luciano de Barros, 61 anos, morreu neste domingo (11) em decorrência de câncer. Ele estava com a família em São Paulo desde dia 2 de abril para tratar a doença que começou no pâncreas, mas já havia tomado conta do pulmão e fígado.

Luciano era uma das lideranças da ACCP/ MS (Associação dos Criadores de Cavalo Pantaneiro) de Mato Grosso do Sul, e segundo a entidade, a família do pecuarista está em São Paulo e o corpo será trazido para Campo Grande.

Em nota a associação lamentou a morte de Luciano e declarou que o pecuarista vinha lutando contra o câncer há aproximadamente dois anos.

“Uma liderança entre os pantaneiros de Mato Grosso do Sul, cidadão querido. Criador e incentivador da raça cavalo pantaneiro. Com sua família lutava pela manutenção das tradições pantaneiras”, diz a nota.

Segundo o filho de Luciano, o médico veterinário Leonardo Barros, a família descobriu o câncer já em estágio avançado em setembro de 2019. Ele chegou a ir para São Paulo, mas o médico recomendou que fizesse o tratamento em Campo Grande. 

“Começou pela calda do pâncreas, mas quando descobrimos estava com metástase no fígado em pulmão.  No começo ele veio para São Paulo, mas o médico indicou ele tratar em Campo Grande. ”, explicou Leonardo.

No entanto, no começo de março deste ano, o pecuarista chegou a voltar para São Paulo, onde ficou 21 dias e voltou para Campo Grande.  Ele voltou para  Capital paulista no dia dois de abril para continuar o tratamento, mas nesta domingo não resistiu à doença e morreu. 

Luciano faria aniversário no dia 23 deste mês. Ele era filho do pecuarista, advogado e escritor, Abílio de Barros, que morreu em 2019 e sobrinho do poeta, Manoel de Barros, morto em 2014.

O velório está marcado para às 14h desta segunda-feira (12) e o enterro acontece às 16h do mesmo dia no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande.

Nos siga no