Cidades

Sistema “vigia” celulares para confirmar isolamento com dados de aplicativos

Tecnologia é capaz de monitorar população pelo localizador do celular e cruzando dados com o que é fornecido por aplicativos

Anahi Zurutuza | 02/04/2020 15:36
MS tinha 47% das pessoas em casa ontem; indice considerado baixo pata conter o contágio pelo coronavírus, por isso, a coloração laranja como na maior parte do País (Foto: Governo de MS/Reprodução)
MS tinha 47% das pessoas em casa ontem; indice considerado baixo pata conter o contágio pelo coronavírus, por isso, a coloração laranja como na maior parte do País (Foto: Governo de MS/Reprodução)

O governo de Mato Grosso do Sul está contando com a ajuda da tecnologia para monitorar o isolamento social nas cidades. Sistema capaz de monitorar a população pelo localizador do celular e cruzando dados fornecidos por aplicativos aponta, por exemplo, que nesta quarta-feira (1º), somente 3 municípios do Estado receberam o “selo verde” de isolamento social.

Jateí tinha 74,5% da população em casa, enquanto em Bela Vista, 73,7% estavam confinados e em Corumbá, 69,2%.

Na cor vermelha, que sinaliza o não cumprimento do isolamento social por parte da população, estavam: Japorã com 35,3% e São Gabriel do Oeste com 36,1%.

Campo Grande foi “pintada” de laranja pelo sistema, por ter menos de 50% da pessoas isoladas ontem. Veja:

Taxa de confinamento nas cidades do Estado; 3 cidades de MS receberam "selo verde" (Foto: Governo de MS/Reprodução)

Relaxando - Ao contrário do que foi visto nos primeiro dias de isolamento social, recomendado pelas autoridades em saúde para frear o contágio em massa pelo novo coronavírus, as ruas e avenidas de Mato Grosso do Sul são tomadas por gente e veículos, aos poucos. O reflexo do “afrouxamento” das medidas restritivas está nos gráficos com os índices de isolamento social, apresentados nesta quinta-feira (2), na transmissão ao vivo do governo estadual.

Na terceira semana de março, assim que a pandemia ficou evidenciada no País, o isolamento social no Estado atingiu seu pico, com praticamente dois terços da população em casa. A taxa chegou a ficar acima dos 60% nos últimos dias do mês passado, mas já despencou para abaixo dos 50%. Conforme o gráfico, atualmente 47,2% da população obedece a recomendação de confinamento, proposta pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Veja:

Curvas crescentes mostram que população está relaxando e indo mais para a rua (Foto: SES/Divulgação)


Apelo – O secretário de Estado de Saúde não se cansa de pedir para as pessoas ficarem em casa. Nesta manhã, ele repetiu as recomendações: “Temos um decréscimo nessa semana [taxa de confinamento]. Basta andar nas ruas, restaurantes. Tivemos uma curva descendente. Quero dizer, mais uma vez, e fazer o apelo para que a população siga a OMS, as secretarias estadual e municipais de Saúde. Como pai, filho, esposo, irmão, estou preservando a minha família, e tenho o compromisso de preservar a vida de 2,7 milhões de sul-mato-grossenses. Fique em casa. É o melhor remédio, a melhor vacina”, disse Geraldo Resende.

O mapeamento é resultado de uma parceria do governo com a In Loco, que trabalha com monitoramento por geolocalização. A empesa garante que apesar de “vigiar” a movimentação das pessoas, os dados que utiliza são criptografados a partir de 60 milhões de dispositivos móveis de todo o Brasil. Por isso, as informações pessoais tem sigilo garantido. 

Na Avenida Duque de Caxias, ciclista passa pela ciclovia em frente ao Aeroporto Internacional; sistema é capaz de captar movimentações das pessoas pelo geolocalizado do celular (Foto: Henrique Kawaminami)


(Matéria editada às 14h04 do dia 08/04 para correção de informação)

Nos siga no