Cidades

Semana termina com queda nos índices da covid, mas casos sem fechamento aumentam

Por 6 dias consecutivos, a taxa de contágio também tem caído, um objetivo estabelecido como prioridade pela SES

Ângela Kempfer | 19/09/2020 11:05
Profissional da saúde durante blitz da covid em aldeia urbana. (Foto: Henrique Kawaminami)
Profissional da saúde durante blitz da covid em aldeia urbana. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mais uma semana epidemiológica termina neste sábado em Mato Grosso do Sul. É a 38ª de monitoramento, com indicativo de redução em todos os índices da covid-19. Houve queda em óbitos e contaminados, em relação à semana anterior. 

A quantidade de  infectados é a menor das 7 últimas semanas: 4.795 desde sábado passado, no total de 63.466 até agora. A questão é que a queda ainda não é significativa.

Desde meado de agosto estamos mantendo a casa de 5 mil infectados por semana, patamar alto, lembra a SES  (Secretaria de Estado de Saúde). "Enquanto tivermos essa média alta, vamos continuar com média alta de mortes e internações. Faço o apelo de não desmobilizarmos as nossas equipes", ressaltou o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Rezende.

Por 6 dias consecutivos, a taxa de contágio também tem caído, um objetivo estabelecido como prioridade pela Secretaria de Estado de Saúde. Hoje, o índice é de 1.02, mais próximo de 0.99 estabelecido como meta.

Apesar dos dados aparentemente positivos, a SES adverte que subiu a quantidade de casos sem encerramento nos municípios, o que impacta no número final da semana epidemiológica. 

São 3.280 casos sem fechamento nas prefeituras, o que no decorrer da próxima semana epidemiológica podem fazer a curva crescer novamente.  

Neste sábado, são 14 mortes e 649 novos infectados registrados no Estado, com média móvel de óbitos com pequeno decréscimo, para 15,29 ao dia. 

Na Capital, mais 6 pacientes faleceram. Já são quase 500 mortes pela doença em Campo Grande, que hoje contabiliza 493 sepultamentos em decorrência do coronavírus e 28.025 infectados, 235 a mais que ontem.

Também registraram óbitos as cidades de Dourados (2), além de 1 morte em Aquidauana, Bonito, Ponta Porã, Sete Quedas e Cassilândia.

Durante a live desta manhã (19), a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone respondeu pergunta de moradora que disse já ter recebido alta hospitalar, mas voltou a apresentar sintomas severos da covid. "Neste momento deve procurar novamente assistência médica para nova avaliação", respondeu.

Outra informação positiva é que as internações seguem abaixo de 500, uma média registrada durante todo o mês de agosto. Hoje, são 476 pessoas em hospitais, 216 delas em UTIs.

A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva também está sob controle. Na Macrorregião de Campo Grande, o índice é de 71%. Corumbá tem a taxa mais alta: 74%. Dourados tem 53% e Três lagoas 40% das UTIs ocupadas.


Nos siga no