Cidades

Saúde vai rever plano de ações contra novo coronavírus em MS

Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira medidas para enfrentar o Covid-19

Tainá Jara | 12/03/2020 10:46
Uso de álcool gel está entre as principais recomendações para evitar a doença (Foto: Arquivo Kisie Ainoã)
Uso de álcool gel está entre as principais recomendações para evitar a doença (Foto: Arquivo Kisie Ainoã)

O salto de casos confirmados de novo coronavírus no Brasil, em questão de dias, e a declaração de pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde), nesta semana, levou a Saúde de Mato Grosso do Sul a adotar medidas mais rigorosas para dificultar a disseminação do vírus.

Nesta quinta-feira, foi publicado no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Saúde, medida para enfrentar a Covid-19. Entre as medidas que poderão ser adotadas para respostas à emergência de saúde pública está o isolamento, que objetiva a separação de pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a evitar a propagação da infecção e transmissão local.

São 73 casos confirmados no País. No Estado, sete casos estão em investigação.

O secretário do Estado de Saúde, Geraldo Resende, já confirmou que vai rediscutir as estratégias traçadas pelo comitê criado para acompanhar o coronavírus. “Faremos reunião para tomar novas decisões em relação ao que foi divulgado pelo Ministério da Saúde e reavaliar o nosso plano de contingenciamento”.

No Estado, há sete casos suspeitos de coronavírus. Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), foram 30 notificações, sendo que 15 foram descartados e 8 excluídos.

Quatro casos suspeitos são de pessoas que vivem em Campo Grande, uma em Dourados e uma em Três Lagoas. Sétimo caso é de paciente que reside na Itália, mas esteve em Aparecida do Taboado à trabalho.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aguarda orientações da SES para adotar nova medidas de prevenção contra o coronavírus.

Desde janeiro, a SES tem tomado diversas medidas de prevenção e monitoramento do novo coronavírus. Foi criado o Centro de Operações de Emergência (COE/MS) com o objetivo de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Também foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames. A nota já foi enviada aos profissionais de saúde dos 79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados.

A SES também deu suporte técnico aos municípios de Corumbá e Ponta Porã na construção do fluxo de vigilância e atendimento de possíveis casos suspeitos na região de fronteira.

Isolamento – Conforme a portaria do Ministério da Saúde, no caso de isolamento do paciente com diagnóstico positivo para novo coronavírus, a medida será determinada por ato médico e deverá ser efetuada, preferencialmente, em domicílio, podendo ser feito em hospitais públicos e privados, conforme recomendação médica, a depender do estado clínico do paciente.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tenta negocial com o Congresso para liberação de até R$ 5 bilhões para ações de enfrentamento ao coronavírus.

Nos siga no