Cidades

Saúde abre adesão de municípios à Caravana da Saúde

Programa deve realizar 94 tipos de cirurgias e 66 de exames até outubro de 2022

Adriel Mattos | 25/08/2021 16:57
Mais de 90 tipos de cirurgia estão previstos no mutirão. (Foto: Camila Kaveski/Instituto Acqua)
Mais de 90 tipos de cirurgia estão previstos no mutirão. (Foto: Camila Kaveski/Instituto Acqua)

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) definiu as regras da nova edição da Caravana de Saúde, mutirão de exames e cirurgias que deve percorrer os municípios, a partir de setembro. A resolução foi publicada em edição extra do DOE (Diário Oficial Eletrônico), nesta quarta-feira (25).

O objetivo é acabar com a fila de cirurgias e exames não realizados devido à pandemia de covid-19. A partir de quinta-feira (26), as prefeituras poderão aderir ao programa, informando a demanda.

Serão R$ 60 milhões para cirurgias de 94 especialidades e R$ 20 milhões para 66 tipos de exames. Para tanto, os municípios devem preparar suas unidades hospitalares e/ou estoques de insumos para atender a Caravana e a demanda cotidiana, incluindo os casos de covid-19.

Pacientes que apresentarem sintomas gripais no dia do procedimento, não serão operados ou examinados, tendo a cirurgia ou exame remarcado, sem prejuízo da posição da fila. Outra pessoa deverá ser chamada para o procedimento.

A prioridade será definida conforme a gravidade dos casos. Quem for portador de doença grave, necessitar de transplante com urgência ou sofrer com dor severa, deverá ser convocado primeiro. Portadores de comorbidades para covid-19, também podem ser chamados na primeira leva.

O paciente deverá ser avaliado até o dia do procedimento, podendo ser testado para a doença causada pelo novo coronavírus, caso o profissional avalie ser necessário. O acompanhamento deve permanecer no pós-operatório.

A lista completa de procedimentos pode ser conferida no DOE (clique aqui para conferir).

Nos siga no