Cidades

Remessa da Astrazeneca deve ficar guardada para 2ª dose em MS

Determinação valerá para as 50,5 mil doses que chegaram ontem e também para as futuras remessas

Jhefferson Gamarra | 07/05/2021 08:42
Remessa com 50,5 mil doses de Astrazeneca que desembarcou na tarde de ontem em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Remessa com 50,5 mil doses de Astrazeneca que desembarcou na tarde de ontem em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Um dia após a chegada das 50,5 mil novas doses da vacina contra covid-19, que foram entregues a Mato Grosso do Sul na tarde de ontem (06), o Governo do Estado anunciou que os imunizantes Astrazeneca deverão ser utilizados apenas para a aplicação de segunda dose em todo o Estado. A determinação valerá também para as futuras remessas.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, informou ao Campo Grande News que aguarda nota técnica do Ministério da Saúde, prevista para hoje, que deve determinar o uso das doses.

"Estamos aguardando uma norma técnica do ministério da saúde, com a recomendação para que essa última remessa e as doses futuras de Aztrazeneca, sejam exclusivas para a aplicação da D2. Justamente para não se repetir o que aconteceu com a Coronavac", disse o secretário.

A princípio, as doses de Aztrazeneca seriam utilizadas para a primeira dose, o que poderia avançar a vacinação e abrir novos grupos de pessoas.

Com o ultimo carregamento, Mato Grosso do Sul somou 966.080 doses recebidas de vacinas recebidas. De acordo com o vacinômetro, 20,92 % de moradores do Estado já foram vacinados. Das 810.403 pessoas, 587.732 receberam apenas a primeira dose e 222.671 foram imunizadas completamente.

Nos siga no