Cidades

Programa de apoio às crianças fez mais de 115 mil atendimentos em 32 cidades

Atividades tiveram que sofrer adaptações, com atendimentos remotos e materiais às famílias

Leonardo Rocha | 03/01/2021 08:30
Criança durante atividade lúdica que faz parte do programa (Foto: Mauro Vieira - MDS)
Criança durante atividade lúdica que faz parte do programa (Foto: Mauro Vieira - MDS)

O programa “Criança Feliz” que visa dar apoio e orientações a gestantes e mães de crianças até seis anos que fazem parte de programas sociais teve a mais de 115 mil atendimentos em Mato Grosso do Sul, em 32 cidades do Estado, em 2020, com adaptações devido a pandemia do coronavírus.

O objetivo é orientar as mães para o bom desenvolvimento de crianças até três anos que estão no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal, assim como aqueles até seis anos, que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).  São feitas visitas domiciliares às famílias e apoio a gestantes na preparação para o nascimento das crianças.

Em Mato Grosso do Sul ele é gerenciado pela Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho). “A pandemia de Covid-19 tem nos desafiado e exigido soluções inovadoras, e não foi diferente com o Criança Feliz. Tivemos que nos adaptar. As equipes são imprescindíveis para que a política chegue de fato a quem precise”, destacou a coordenadora estadual do programa, Alessandra Neri.

Ela explicou que muitos atendimentos foram feito por meio “remoto” em 2020, com atividades por vídeos e materiais enviados para as famílias. “Várias ideias e informações foram trocadas com as equipes durante todo esse tempo, sempre com orientações permanentes e fazendo uso dos sistemas eletrônicos disponíveis”. 

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Mocellin, de São Gabriel do Oeste, destacou que a adaptação no seu município teve que ser necessária, para manter o programa em atividade. “É extremamente importante às visitas in loco, mas nesse ano nos adaptamos e elaboramos um material para família”. 

Nos siga no