Cidades

PRF flagra traficante de animais com 10 “monstros aquáticos” em sacos plásticos

Axolotes, espécie de salamandras originárias do México, estavam há 12 horas no mesmo oxigênio

Anahi Zurutuza | 01/06/2022 17:33
PRF flagra traficante de animais com 10 “monstros aquáticos” em sacos plásticos
Animais apreendidos pela PRF em Miranda. (Foto: PRF/Divulgação)

Policiais rodoviários federais apreenderam, no fim da manhã desta quarta-feira (1º), dez axolotes, espécie de salamandra originária do México, que eram transportados ilegalmente pela BR-060, em Miranda. Os anfíbios, também conhecidos como “monstros aquáticos” ou “peixes que andam”, estavam acondicionados em sacos plásticos com pouco oxigênio e já fazia 12 horas que o ar não era trocado.

De acordo com a PRF, o flagrante aconteceu depois que a equipe parou um VW Voyage, com placas de Campo Grande (MS), na rodovia. O motorista estava acompanhado de um casal e quando os policiais faziam perguntas, o passageiro entregou que algo estava errado ao demonstrar nervosismo fora do normal e se contradizer nas respostas.

PRF flagra traficante de animais com 10 “monstros aquáticos” em sacos plásticos
Salamandra mexicana também é conhecida como "monstro aquático" e está ameaçada de extinção. (Foto: Mundo Ecologia)

Os policiais decidiram vistoriar a bagagem dele e encontraram dois sacos com os axolotes. No porta-malas, havia mais oito salamandras.

Ainda segundo a PRF, o passageiro admitiu que não tinha licença para transportar os anfíbios. Ele disse que “trabalha” com o comércio de animais e que tinha a intenção de revender os axolotes pelo dobro do preço que gastou para comprá-los.

O homem foi detido e levado, junto com animais, para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Corumbá.

Nos siga no
Veja Mais