Cidades

Prefeitos de cidades com "bandeira preta" fazem reuniões para discutir lockdown

Relatório coloca 6 cidades em “risco extremo” para a covid-19: Alcinópolis, Corguinho, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e a Capital

Maressa Mendonça | 16/07/2020 16:22
Pessoas usam máscara no centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Pessoas usam máscara no centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)


Chefes dos municípios de Mato Grosso do Sul classificados como “grau extremo” de risco para o novo coronavírus participam de reuniões na tarde desta quinta-feira (16) para definir se aderem ou não ao lockdown, após recomendação feita por grupo criado pelo Governo do Estado.

O prefeito de Maracaju, em princípio, descartou a possibilidade de novas restrições, enquanto os outros chefes de Executivo estudam o que pode ser feito para evitar novos casos da doença.

Receberam a “bandeira preta” no relatório do programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia): Campo Grande, Alcinópolis, Corguinho, Nioaque e Sidrolândia.

À reportagem do Campo Grande News, o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisótomos da Silva disse ter ficado surpreso com a classificação. “Ficamos bastante assustados. Desde que o Estado adotou medidas restritivas nós seguimos”, resume citando o toque de recolher até às 21h e as barreiras sanitárias. “Vamos nos reunir com o comitê para verificar qual vai ser nossa conduta”. 

Dalmy conta que a cidade com população estimada em 5,5 mil habitantes tem dois casos confirmados e um óbito pela doença. Um segundo ainda está sob análise. Ele acredita que a classificação tenha levado em conta o número de casos de acordo seguindo a proporção do total de moradores. “Na minha visão não tem necessidade de fazer lockdown, mas vamos analisar com o comitê, disse. 

O prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja também descarta a possibilidade imediata de medidas mais restritivas. Segundo ele, mais de 1,3 mil pessoas foram testadas no município deste total 121 atestaram positivo para a covi-19.  “A maioria deles já está recuperado. Não temos pacientes internados”, resumiu. 

Sobre a possibilidade da recomendação de lockdown, ele responde “de maneira alguma”. Segundo ele, o município deve manter as medidas já adotadas como as restrições do comércio e fechamento de bares e restaurantes às 19h. “As pessoas estão trabalhando, mas com controle”. 

O prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, responde que vai decidir a melhor forma de acatar a recomendação. “Vamos ver também o que será feito em cada um desses municípios. Vamos fazer tudo em conjunto. Observar Campo Grande, Alcinópolis”, disse. 

O secretário de Saúde de Sidrolândia, Jesiel Ratier de Souza,  informou que logo após a divulgação do relatório uma reunião foi agendada no município. “Estamos avaliando o que vamos fazer, mas não tem nada definido ainda”. 

A reportagem também tentou contato com a prefeita Marcela Lopes, de Corguinho, mas as ligações não foram atendidas. 

O relatório - Campo Grande, Alcinópolis, Corguinho, Maracaju, Nioaque e Sidrolândia estão sob risco extrema para o novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Os seis municípios foram tingidos de preto no mapa do programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia).

Para esta classificação, recomendação é manter abertas apenas atividades consideradas essenciais (como alimentação, unidades de Saúde e postos de combustível), o chamado lockdown, a fim de garantir isolamento social e frear a curva de contágio pelo vírus. A faixa de risco ainda demanda melhorias na infraestrutura hospitalar.

Nos siga no