Cidades

Positivo de coronavírus para Nelsinho coloca bancada de MS em alerta

Sessões e votações ainda estão mantidas em Brasília, mas exames e máscaras entraram na rotina de parlamentares

Tainá Jara | 14/03/2020 10:19
Coronavírus preocupa bancada de MS em Brasília depois de confirmação da doença em Nelsinho (Foto: Divulgação/Senador Federal)
Coronavírus preocupa bancada de MS em Brasília depois de confirmação da doença em Nelsinho (Foto: Divulgação/Senador Federal)

O resultado positivo para coronavírus do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) deixou a bancada de Mato Grosso do Sul em alerta. No Senado, as sessões e votações foram mantidas, mas todos parlamentares estão fazendo o teste. Muitos deles tiveram contato direto com o senador, depois do retorno de viagem aos Estados Unidos, na semana passada, quando participou de comitiva do governo federal.

A senadora Simone Tebet afirmou que não está sentindo sintoma algum, mas faz o exame por precaução. “Todos os senadores estão fazendo o teste. Temos contato com muita gente e podemos, sem querer, passar para muita gente. Vou fazer o teste também, por precaução, mas não tive contato físico com o senador. O vi na quarta-feira, mas sem contato”, relatou.

Sessão conjunta prevista para a próxima terça-feira, no Congresso Nacional, também deixam os deputados federais em alerta. O deputado Fábio Trad (PSD), irmão do senador contaminado, não deve aparecer.

Ontem à noite, depois da divulgação do resultado positivo, Fábio publicou em sua conta no Twitter que teve contato com o irmão na Câmara e, a partir de agora, está em quarentena. “Lamento informar que o meu irmão @nelsinhotrad fez o teste que deu positivo para o coronavírus. Eu tive contato com ele na Câmara e agora entro em quarentena obedecendo os protocolos. Deus nos abençoe!” postou o deputado.

Médico, o deputado federal Luiz Ovando (PSL) irá manter as atividades e lembrou que as precauções devem ser tomadas, porém, a grande diferença é a condição clínica individual. “Estamos diante de quadro viral que se for fazer exame em todo mundo, o País vai à falência”, afirmou. Ele relatou que alguns colegas estão fazendo uso de máscaras nas sessões.

A deputada federal Rose Modesto (PSDB) afirma que ainda não houve nenhuma orientação formal da Câmara, porém, os deputados já cogitam realizar exames para verificar se estão com o vírus. “Enquanto não sai o resultado de quem vai fazer, recomendamos tomar todos os cuidados e evitar as agendas públicas. É uma doença complicada e todo mundo tem que ter muita preocupação”.

Medidas de enfrentamento ao novo coronavírus estão sendo tomadas para preservar a saúde de parlamentares e servidores da Casa. “Importantes matérias constam na pauta de votação do Senado e da Câmara e precisam ser analisadas e votadas”.

 Nelsinho é o segundo integrante da comitiva a ser diagnosticado com a doença. Na quinta-feira, o chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação), Fábio Wajngarten, que viajou na poltrona ao lado do senador também teve resultado positivo para a doença. O exame do presidente Jair Bolsonaro deu negativo.

Em nota, a senadora Soraya Thronicke afirmou que não teve contato direto com o senador Nelsinho Trad nos últimos dias. "No entanto, seguindo orientações do Senado Federal, ela fará os exames necessários que detectam o coronavírus e permanecerá em casa durante o fim de semana até receber os resultados".

 

Nos siga no