Cidades

Pela primeira vez, MS tem cidade com mais de 60% da população em casa

Em Taquarussu, 63% dos moradores respeitaram o isolamento ontem, enquanto a Capital teve índice baixo, de 36%

Guilherme Correia | 29/05/2020 12:01
Idoso usa máscara para se proteger em Campo Grande, cidade com um dos menores índices de isolamento em MS (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Idoso usa máscara para se proteger em Campo Grande, cidade com um dos menores índices de isolamento em MS (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

O destaque na taxa de isolamento social entre municípios de Mato Grosso do Sul, com base em boletim divulgado hoje (29) pela Ses (Secretaria de Estado de Saúde), foi o município de Taquarussu, distante 332 quilômetros de Campo Grande, que é a primeira cidade a registrar índice superior a 60%, mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

De acordo com dados coletados pela empresa de tecnologia Inloco ontem (28), o Estado ocupou a 25ª posição no ranking da taxa de isolamento social entre as unidades da federação, com só 37,2% da população respeitando a orientação.

A média no Brasil ficou em 41,2%. Os que melhor se posicionaram no ranking foram Amapá, Ceará, Acre e Pernambuco. Mato Grosso do Sul ficou atrás de Mato Grosso (37,5%) e se manteve a frente só de Tocantins (36,8%) e Goiás (36,4%).

O índice é feito com informações de bancos de dados da localização de dispositivos móveis e mostra o percentual da população que está em casa.

Em Campo Grande, que teve índice 36,5%, foi a 61ª cidade no ranking estadual, os bairros cujos moradores mais respeitaram a recomendação foram a Cidade Jardim (57,1%), Santo Amaro (56,9%), Cophavila 2(54,2%) e Carandá Bosque (52,4%).

Os que registraram menor índice de isolamento foram o Jardim Seminário (24%), Vila Nasser (23,8%), Universitário (23,8%) e Mata do Segredo (23,5%).

Barreiras sanitárias - Diversos municípios de Mato Grosso do Sul adotaram barreiras sanitárias, a fim de evitar o deslocamento de infectados por covid-19 dentro dos respectivos perímetros urbanos. 

De acordo com boletim feito pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e  Segurança Pública), foram 812.273 pessoas abordadas em todas as barreiras sanitárias instaladas nas entradas de municípios do Estado, de 30 de março a 29 de maio. 

Taquarussu, além de ter destaque na taxa de isolamento, foi a mais efetiva no sistema de barreiras sanitárias - abordou 187.107 pessoas, sendo que oito delas apresentaram sintomas de covid-19.

Nos dois dias de atuação das barreiras na Capital, nesta semana, foram abordadas mais de 16 mil pessoas que entravam na cidade, e 28 delas apresentaram sintomas iniciais da doença e tiveram de realizar testagem, mas nenhuma teve resultado positivo.

Nos siga no