Cidades

Papa Francisco reconhece Nossa Senhora do Perpétuo como padroeira do Estado

Santa já é padroeira civil do Estado desde 2017, mas ainda não tinha sido reconhecida pelo Vaticano

Gabrielle Tavares | 12/08/2022 17:29
Quadro da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Paróquia de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Quadro da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Paróquia de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O Papa Francisco reconheceu a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira de Mato Grosso do Sul. O decreto foi entregue ao arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa na quinta-feira (11).

A santa foi instituída a padroeira civil de Mato Grosso do Sul em 2017 através da lei nº 5.121, mas ainda não tinha sido reconhecida oficialmente pela Igreja Católica. A data comemorada em 27 de junho no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Ela também é padroeira de cinco cidades de Mato Grosso do Sul, Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, afirmou que vai preparar uma programação especial para comemorar o decreto. "Este momento único é de comemoração pelas bênçãos destinadas ao Santuário e aos devotos da Mãe do Perpétuo Socorro", disse, em nota.

Decreto do Vaticano, em latim, oficializando a padroeira de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução)

A Paróquia foi fundada em 1939 e tornou-se Santuário em 1999. São 18 novenas celebradas todas as quartas-feiras, sendo o maior número de celebrações em todo o mundo, reunindo cerca de 25 mil devotos ao longo do dia.

Ao longo dos anos, foram inúmeras cartas enviadas pelos devotos confirmando histórias de bênçãos e milagres proporcionados pela santa.

Nos siga no