Cidades

Oito municípios de MS já aplicaram ao menos 1 dose em mais de 80% da população

Capital está longe do primeiro lugar mas 73% receberam 1ª dose e 26% receberam 2ª

Guilherme Correia | 18/04/2021 10:29
Dose de vacina Coronavac, a que tem sido mais aplicada em todo o País (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Dose de vacina Coronavac, a que tem sido mais aplicada em todo o País (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Paranhos, Jateí, Caarapó, Paraíso das Águas, Tacuru, Dois Irmãos do Buriti, Antônio João e Laguna Carapã são os oito municípios com melhor desempenho na aplicação de primeira dose da vacina contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul. Essas cidades atingiram, cada uma, mais de 80% de seus grupos prioritários.

Para a primeira fase da campanha, conforme diretrizes do governo federal, são priorizados idosos, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e profissionais de saúde.

Segunda dose - Para garantir máxima eficácia prevista das vacinas, pacientes têm de receber as duas doses do imunizante em um período determinado de tempo. A vacina Coronavac, por exemplo, exige um intervalo de 14 a 28 dias, enquanto a Astrazeneca recomenda três meses.

Além disso, é preciso período de 15 dias após a aplicação das duas doses, para que o organismo reaja adequadamente. Nesse quesito, Tacuru é o município com maior taxa de aplicação de duas doses. Cerca de 67% já foi totalmente imunizado. No lado contrário, Mundo Novo tem apenas 15% do grupo prioritário com ambas as aplicações.

Dados - Os dados foram retirados da plataforma Mais Saúde nesta manhã (18), e o levantamento feito pela reportagem pode ser conferido na íntegra nesta planilha.

Nos siga no