Cidades

Nascida da chegada do garimpo, Rochedo completa 73 anos de emancipação

Hoje, cidade tem como principal atrativo as cachoeiras do Rio Verde

Idaicy Solano | 23/11/2021 06:39
Cidade se formou com a chegada massiva de nordestinos. (Foto: Divulgação)
Cidade se formou com a chegada massiva de nordestinos. (Foto: Divulgação)

Rochedo, município distante 83 quilômetros da Capital, comemora 73 anos de emancipação político-administrativa hoje (23). Nascida do interesse de imigrantes nordestinos pela extração do diamante, a cidade tem hoje como um dos maiores atrativos as cachoeiras do Rio Verde.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a formação do povoado de Rochedo foi iniciada em 1931, com a chegada dos nordestinos em solo sul-mato-grossense, vindos principalmente dos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco. 

Os primeiros povoadores da cidade foram Aparício Menezes, Severino Mourão, mais conhecido por Buriti, João Avelino de Souza, Afonso de Araújo Pessoa, Albino de Castro Coimbra e João Silva. Em pouco tempo, a população chegou a 2 mil habitantes.

O rápido desenvolvimento entrou em declínio. Os meios rudimentares utilizados na garimpagem determinaram a queda de produção e estagnação do povoado, agravado pelo êxodo de grande parte dos garimpeiros.

O município de Rochedo está situado na região ocidental da Bacia do Paraná, passou a ser município em 23 de novembro de 1948. A separação completa de Campo Grande ocorreu dois meses depois. 

Nos siga no