Cidades

Municípios terão que bater meta para receber novos lotes de testes rápidos

Resolução da Secretaria Estadual de Saúde estabeleceu regras para distribuição dos exames

Jones Mário | 13/07/2020 10:48
Profissional de Saúde aplica reagente no sangue coletado via teste rápido para covid-19 (Foto: Henrique Kawaminami)
Profissional de Saúde aplica reagente no sangue coletado via teste rápido para covid-19 (Foto: Henrique Kawaminami)

Resolução da SES (Secretaria Estadual de Saúde) estabeleceu regras para distribuição de testes rápidos para identificação de anticorpos à covid-19 aos municípios sul-mato-grossenses. Agora, só vai receber novos lotes a cidade que comprovar o uso de 70% dos exames fornecidos.

Pela normativa, publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial do Estado, as equipes de Saúde dos municípios devem mandar planilha de uso dos testes rápidos distribuídos pela SES todas as terças-feiras.

Às sextas, a secretaria estadual vai informar o compilado geral das planilhas e, às segundas, informar quais ofícios das prefeituras com pedidos por novos testes serão atendidos, com base no índice mínimo de 70% de aplicação dos exames já enviados.

Há duas semanas, o titular da SES, Geraldo Resende, reclamou em transmissão ao vivo que mais da metade dos municípios do Estado não encaminhavam à pasta os resultados dos testes rápidos distribuídos.

O governo estadual compra testes rápidos sistematicamente. O ministério da Saúde também já mandou 96 mil exames.

O teste rápido rastreia anticorpos para o Sars-CoV-2 no soro. A modalidade não é indicada para diagnóstico da doença, uma vez que só constata a reação do organismo para o vírus após, pelo menos, sete dias a partir do início dos sintomas.

Hoje, quatro em cada dez exames de novo coronavírus feitos no Estado são testes rápidos. A informação é da SES.

Nos siga no