Cidades

Multivacinação de crianças começa na 6ª em MS; veja quais vacinas são aplicadas

Podem receber as doses listadas pelo Ministério da Saúde, crianças e adoelscentes, de até 15 anos

Guilherme Correia | 30/09/2021 09:59
Vacinas serão aplicadas em crianças, de até 15 anos, em postos de saúde (Foto: Paulo Francis)
Vacinas serão aplicadas em crianças, de até 15 anos, em postos de saúde (Foto: Paulo Francis)

Lançada hoje pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação, que visa imunizar crianças e adolescentes, menores de 15 anos, que ainda não tenham tomado vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, deve começar nesta sexta-feira (1º) em Mato Grosso do Sul.

A campanha está prevista para ocorrer a partir de amanhã, em todo o Brasil, e se estende até 29 de outubro. Além disso, em 16 de outubro, será feito o "Dia D", para priorizar a vacinação contra sarampo, meningite e caxumba.

O objetivo é proteger a população e melhor a cobertura vacinal em território brasileiro, de forma padronizada. A pasta federal também espera reduzir a incidência de doenças que podem ser prevenidas por meio do imunizante, tais como a influenza.

Em publicação feita na semana passada, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), a coordenadora estadual de vigilância epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, explicou que a pandemia modificou a rotina de levar os pequenos à vacinação. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde”.

A pasta estadual também afirmou que todas as unidades de saúde das 79 cidades do Estado foram abastecidas com doses. "A SES alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita".

Vacinas - O PNI (Programa Nacional de Imunizações) dispõe 18 tipos de vacinas para crianças e adolescentes. Consulte a secretaria de saúde do seu município e se atente aos horários de funcionamento das unidades de saúde.

Até sete anos, podem tomar as da BCG (contra tuberculose), contra hepatite B, a penta-valente, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela.

Por fim, de sete a 15 anos, são aplicadas as de hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.

Nos siga no