Cidades

MS vai redistribuir 41 mil doses da Janssen para 66 municípios

Levantamento da reportagem apontava "sobra" de quase 52 mil; parte delas continua na fronteira

Nyelder Rodrigues | 09/07/2021 17:17
Disputa por vacinas chegou a causas rusgas públicas entre autoridades públicas no Estado (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Disputa por vacinas chegou a causas rusgas públicas entre autoridades públicas no Estado (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) bateu o martelo nesta tarde de sexta-feira (9) e vai redistribuir 41 mil das 51 mil doses da vacina da Janssen que não foram aplicadas no estudo Vebra Covid-19, que contemplou 13 municípios sul-mato-grossenses que estão na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

No fim da tarde de quinta, as secretarias municipais de saúde tiveram que enviar dados sobre o andamento da vacinação com o imunizante da Janssen para a pasta estadual. Os relatórios foram analisados um a um para definir a situação de cada cidade.

Já nessa sexta-feira foi realizado novo encontrado que definiu a redistribuição da maioria das doses ainda disponíveis até aquele momento. O quantitativo que seguirá na fronteira será usado para a continuidade da pesquisa.

"Isso mostra que tudo que anunciamos lá atrás está se concretizando. Foram 20 mil doses redistribuídas na segunda-feira (5) e agora mais 41 mil que vamos redistribuir a partir desse sábado (10). Acredito naquilo que já disse, ganha todo o Estado", comenta com a reportagem do Campo Grande News o chefe da SES, Geraldo Resende.

Ainda segundo Resende, o volume residual que ficará na fronteira servirá para tentar fazer com que a região atinja imunização total da população adulta. Segundo a pasta, em sete dias foram aplicados 90.438 doses da vacina da Janssen nas 13 cidades.

A Capital - A redistribuição das doses se inicia às 7h e será feita de forma proporcional, fazendo assim com que Campo Grande seja a cidade que mais receberá doses do imunizante doado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Serão 15.125 doses da vacina da Janssen para a cidade, que somado às mais de 7 mil já destinadas na primeira redistribuição, somam 22,5 mil doses. A segunda cidade que mais receberá doses redistribuídas nessa segunda remessa é Dourados, com 3.790. Já em seguida aparece, Três Lagoas com 2.100 doses.

"Campo Grande também ganha devido ao estudo com doses desse imunizante da Janssen na fronteira. Na segunda-feira (12) iremos realizar um ato para celebrar as 2 milhões de doses aplicadas em Mato Grosso do Sul também", completa Geraldo.

As 90,4 mil doses aplicadas na fronteira representam aproximadamente 62% das 142.090 que estavam previstas em para as 13 cidades - Corumbá e Ladário na fronteira boliviana, e Ponta Porã, Mundo Novo, Paranhos, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Antônio João, Aral Moreira, Caracol, Japorã e Porto Murtinho na fronteira paraguaia.

Inicialmente, eram 165 mil doses, mas 20 mil delas foram redistribuídas para os demais 66 municípios do Estado. As sobras, segundo a SES, ocorrem por causa da imunização anterior já realizada na cidade, com doses regulares de outras fabricantes.

Vebra - Polêmica, a Vebra Covid-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against Covid-19) reúne cientistas de instituições nacionais e internacionais, e é a mesma pesquisa em larga escala que constatou recentemente efetividade de 42% na Coronavac em adultos acima de 70 anos - número considerado baixo para os padrões vacinais.

Porém, a destinação de praticamente uma centena e meia de milhares de doses do imunizante da Janssen exclusivamente para as 13 cidades fronteiriças para a realização da pesquisa acabou sendo muito contestada pelo comércio campo-grandense e pela prefeito Marquinhos Trad (PSD). Apesar disso, o estudo foi mantido.

Nos siga no