Cidades

MS recebe novo repasse de doses, mas 16 municípios recusam por falta de demanda

O Estado se aproxima de ter 60% de sua população vacinada com duas doses (ou dose única), desde janeiro

Guilherme Correia | 07/10/2021 09:42
Vacinadora prepara aplicação do imunizante da Pfizer. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)
Vacinadora prepara aplicação do imunizante da Pfizer. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Mato Grosso do Sul recebe nesta quinta-feira (7), remessa com 37.440 doses de vacina contra a covid-19 da Pfizer, em voo previsto para chegar às 17h35. A expectativa é de que fiquem armazenadas em condições adequadas e sejam distribuídas na próxima semana. 

Além disso, hoje ocorre a distribuição de 78,5 mil imunizantes que chegaram na terça-feira. Desses, cerca de 52,6 mil são da Astrazeneca e 25,9 mil da Pfizer.

Nesse momento, 16 municípios não receberão ao menos uma patente dos fármacos nos próximos dias, por falta de necessidade. O excedente também será reservado para garantir que não falte doses a ninguém. 

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), nove municípios não receberão vacinas de Astrazeneca e Pfizer por não haver demanda. Tratam-se de Anaurilândia, Aquidauana, Aral Moreira, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Terenos e Tacuru.

Cinco cidades não receberão doses de Pfizer - Coronel Sapucaia, Japorã, Miranda, Rio Brilhante e Rochedo. Por fim, Sidrolândia e Ivinhema deixam de receber doses de Astrazeneca.

Em publicação oficial, o titular da pasta estadual de Saúde, Geraldo Resende, pediu que as prefeituras continuem aplicando as vacinas, mesmo durante o feriado prolongado. "Precisamos continuar a aplicar as doses naquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose e completar o esquema vacinal daqueles que tomaram a segunda dose."

Desde o começo do ano, cerca de 59,45% da população do Estado já tem esquema vacinal completo. Ou seja, que recebeu duas doses ou dose única.

Nos siga no