Cidades

MS oficializa fim do toque de recolher e limite de lotação continua

Conforme o governo, não é mais necessário seguir os horários previstos por bandeira, mas a ocupação sim

Lucia Morel | 08/09/2021 16:40
Pessoas usando máscaras no centro de Campo Grande. (Kísie Ainoã)
Pessoas usando máscaras no centro de Campo Grande. (Kísie Ainoã)

Com média de novos casos de covid-19 em cerca de 207 ao dia, o Governo de Mato Grosso do Sul oficializou hoje o fim do toque de recolher em nova deliberação do comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) publicada hoje, no Diário Oficial do Estado.

Apesar de não ter mais restrições de horários, os prédios deverão observar o protocolo de biossegurança aplicável a cada setor, com lotação máxima respeitada.

No atual mapa do Prosseguir divulgado hoje e válido até 22 de setembro, Campo Grande e mais 15 cidades ainda estão na bandeira vermelha, entre elas, Dourados e Três Lagoas. Confira abaixo como está a classificação de cada município.

Em Campo Grande, por exemplo, onde a classificação de risco continua vermelha até 22 de setembro, deve-se respeitar o limite de 50% em locais como bares, parques de diversão, bilhar e boliche, cinemas, feiras e congressos, museus e teatro, danceterias, saunas, tabacarias e cabeleireiros e estética.

O Governo de Mato Grosso do Sul explicou que a flexibilização nas regras de ocupação dos estabelecimentos comerciais observa o fim do toque de recolher e não é mais necessário seguir os horários previstos por bandeira.

Nas cidades onde as bandeiras estão laranja ou amarela, não há restrições na ocupação dos espaços. No novo bandeiramento, divulgado hoje, além da Capital, mais 15 municípios foram classificados na bandeira vermelha; 33 na laranja; e 30 na amarela. Nenhuma cidade na bandeira verde e nem na bandeira cinza (grau extremo). 

A deliberação do comitê do Prosseguir mantém obrigatório em todo território sul-matogrossense o uso de máscaras para circulação em geral e também, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas em todas as localidades. 

Mato Grosso do Sul tem até o momento 370.341 casos confirmados de covid-19 desde o começo da pandemia, em março do ano passado e 9.439 pessoas que morreram depois de contrair a doença. De ontem para hoje houve 117 novas confirmações e seis óbitos.

Matéria editada às 18h30 para correção de informação.

Nos siga no