Cidades

Com 53 casos já confirmados, Secretaria alerta para contaminação de jovens

Continua crescente a taxa de jovens com a covid-19 em MS

Ângela Kempfer e Jones Mário | 02/04/2020 11:02

 

Mulher deixa o Hospital Regional usando máscara. (Foto: Henrique Kaiwaminami)
Mulher deixa o Hospital Regional usando máscara. (Foto: Henrique Kaiwaminami)


A Secretaria Estadual de Saúde mudou a dinâmica de divulgação de dados do coronavírus em Mato Grosso do Sul, para atender solicitação do Ministério da Saúde. A partir desta quinta-feira (2), o relatório sai às 10h30, ao vivo, pela página do governo no Facebook, com transmissão simultânea aqui no Campo Grande News.

No primeiro dia de alteração, o boletim epidemiológico vem com apenas 2 casos a mais em Mato Grosso do Sul. São 53 pacientes com a covid-19 no Estado, 9 internados e o restante em isolamento domiciliar. Outros 28 exames ainda dependem de resultados. 

"Como mudamos o horário de divulgação, os números hoje vem menores porque não computamos os exames de ontem", explicou a secretária-adjunta da SES, Cristine Maymone.

Ela também alertou sobre a faixa etária dos contaminados. "Por enquanto estamos mantendo a paridade entre os sexos, mas continua aumentando a taxa de adultos jovens nos casos confirmados. Portanto, nada de churrascos, festinhas, narguilés, que você está se expondo em festas dentro de casa, está trazendo para dentro a possibilidade de contaminação". Do total de confirmações, 24,6% têm até 29 anos de idade.

Veja o perfil divulgado pela Secretaria de Saúde:

A curva do avanço da doença continua achatada, mas sobe para 607 casos notificados e 515 descartados. Os dois novos casos confirmados foram registrados em Dourados - um homem de 35 anos - e mulher de 31 de Batayporã, cidade que registrou a única morte pela doença até agora, de paciente de 64 anos, com enfisema pulmonar. Em Campo Grande, o número de casos oficiais continua em 38. 

Até ontem eram 51 casos confirmados, 39 suspeitos em 14 cidades e o total de 595 notificações no Estado. 

Na abertura, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Ridel, apresentou gráficos da evolução da doença no mundo e disse estar otimista com os dados de Mato Grosso do Sul, após as medidas de isolamento adotadas. "Aqui a doença cresce em uma velocidade que mantemos o achatamento da curva. Temos 3 desafios, diminuir o contágio, aumentar a capacidade de atendimento hospitalar, e o terceiro é proteger os empregos" 

O secretário de Saúde, Geraldo Rezende, voltou a dizer "que as próximas semanas serão decisivas. Fiquem em casa. Ontem São Paulo teve um aumento assustador ontem e isso deve se repetir hoje. Não queremos um quadro parecido aqui", reforçou.

O governo também divulgou os dados das barreiras sanitárias, fixadas em aeroportos e rodovias. Desde segunda-feira passada, a fiscalização abordou 1.700 passageiros em trânsito e detectou 4 casos suspeitos de coronavírus.  encaminhados para Secretaria de Saúde


Nos siga no