Cidades

MS faz 80 exames por dia, mas projeta 150 com laboratório da UFMS

Secretaria de Saúde ainda estuda descentralização, com habilitação da UFGD para realizar testes

Jones Mário | 10/04/2020 12:20
Lacen ganhou apoio do Laboratório da UFMS para realização dos testes para covid-19 (Foto: Marcos Maluf)
Lacen ganhou apoio do Laboratório da UFMS para realização dos testes para covid-19 (Foto: Marcos Maluf)

Durante transmissão ao vivo na manhã desta Sexta-feira Santa (10), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, revelou que o Lacen (Laboratório Central) trabalha com média de 80 exames para novo coronavírus por dia. O número pode ficar próximo de dobrar com o reforço do Laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

“Fazemos uma média de 80 testes diariamente no Lacen. Com a contribuição da UFMS, podemos chegar a 150 diários em Campo Grande”, disse Resende.

O laboratório da universidade vai auxiliar com os testes de biologia molecular realizados no modelo “drive thru”, montado no quartel central do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande. O resultado leva de 24h a 48h e é encaminhado por SMS e e-mail ao paciente.

Nesta semana, os estoques do Lacen foram reforçados com 5 mil testes de biologia molecular nesta semana. Geraldo Resende disse, em transmissões ao vivo anteriores, que o governo estadual articula a compra de mais 10 mil novos exames.

Hoje, o secretário ainda adiantou a possibilidade de habilitar o laboratório da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e, assim, descentralizar a realização dos testes para novo coronavírus.

Coronavírus - Mato Grosso do Sul tem 97 casos confirmados pela SES, além de duas mortes em decorrência da doença. Outras 32 suspeitas estão sob investigação.

Nos siga no