Cidades

Mesmo com redução de mortes pelo 5º dia, MS tem média de 46 vítimas diárias

Com base na média móvel de 7 em 7 dias, o Estado tem apresentado pequena redução, mas ainda em patamar crítico

Guilherme Correia | 19/04/2021 11:22
Fila de pessoas aguardando serem vacinadas contra a covid-19 em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Fila de pessoas aguardando serem vacinadas contra a covid-19 em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Boletim epidemiológico desta segunda-feira (19) traz 31 mortes e 699 casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Apesar de redução, se comparado aos últimos cinco dias, média de óbitos está em um dos mais altos patamares desde o início da pandemia, de 46 vítimas sendo registradas por dia.

Para a secretária-adjunta em Saúde, Crhstinne Maymone, o que ocorre atualmente é uma "estabilidade em alta". Dos 31 registros de vítimas inseridos hoje, oito tinham menos de 60 anos.

Internações - No total, há 1.203 internados em leitos clínicos ou de terapia intensiva - índice que era inferior a 800 em momentos menos críticos. Em todo o Estado, a lotação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do SUS (Sistema Único de Saúde) é de 104%.

Apesar disso, Campo Grande tem média pior que a estadual - há 106% de taxa. Em ambos os casos, o excedente é justificado por conta de estruturas ainda não mapeadas oficialmente, além de leitos inadequados já recebendo pacientes.

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, mencionou que Dourados, Três Lagoas e a própria Capital poderão receber dez leitos cada, nas próximas semanas, adquiridos por meio de parceria com empresas de celulose. Mesmo assim, ele reitera que o cenário de abertura de novas estruturas ainda é muito complicado.

Ainda estamos estudando. Com isso, a gente chega no limite máximo e não há como ampliar nenhum leito de UTI aqui no Estado a partir dessa intervenção

Por fim, outro fator de preocupação é a divergência nas informações dos quantitativos de vacina entre os municípios. Segundo ele, algumas cidades alimentam apenas o sistema federal com as informações necessárias, ou apenas o estadual - de forma a dificultar a divisão de imunizantes para as próximas datas do calendário de imunização. Para isso, ele garantiu que serão tomadas providências de forma a facilitar esse tipo de registro.

Nos siga no