Cidades

Mais de 10 mil frascos de remédio do kit intubação chegam amanhã na Capital

Ministério da Saúde irá atender demanda solicitada pela bancada federal de MS

Gabriela Couto | 29/03/2021 18:23

 

Rocurônio é o relaxante muscular utilizado pelas equipes médicas junto com a anestesia geral para fazer a intubação de pacientes graves (Foto Divulgação)
Rocurônio é o relaxante muscular utilizado pelas equipes médicas junto com a anestesia geral para fazer a intubação de pacientes graves (Foto Divulgação)

Desembarcam amanhã (30) na Capital 10.400 frascos de rocurônio, remédio que faz parte do kit intubação para pacientes com covid-19. O medicamento estava em falta no Estado e foi reivindicado pela bancada federal de Mato Grosso do Sul durante uma videoconferência com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no último sábado (27).

A informação foi confirmada pelo coordenador da bancada, senador Nelsinho Trad (PSD), no final desta tarde. “O Ministério da Saúde vai atender ao apelo que fizemos e irá mandar o remédio do kit intubação para a Secretaria de Estado de Saúde reabastecer os principais hospitais da linha de frente no combate a pandemia”, pontuou.

Segundo Trad, a ação é paliativa, mas significante. “A bancada federal ficará atenta para que essa rotina possa ser frequente e que não falte mais remédio do kit intubação no Estado.”

Rocurânio é um relaxante muscular utilizado com a anestesia geral para facilitar a intubação traqueal em procedimentos de rotina e indução de sequência rápida de anestesia, bem como para relaxar a musculatura esquelética durante as intervenções cirúrgicas. O remédio é indicado para pessoas internadas em UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) para facilitar a intubação e a respiração artificial.

Nos siga no