Lixo acumulado em bocas de lobo alaga casas e ruas em Corumbá
Maior volume das precipitações ocorreu no centro da cidade, com queda de árvore

Choveu com intensidade entre o final da tarde e noite de ontem em Corumbá e os problemas rotineiros de alagamentos de ruas e residências persistem. A maior causa é o lixo jogado por moradores nas calçadas e terrenos baldios, que entope as caixas coletoras (bocas de lobo) de águas pluviais e as inundações são inevitáveis, ocasionando transtornos à população.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Chuva intensa em Corumbá causa alagamentos em ruas e residências, principalmente devido ao acúmulo de lixo nas bocas de lobo, que impede o escoamento adequado da água. A precipitação mais forte ocorreu no centro da cidade, com 62,2 mm. Os bairros mais afetados foram Cravo Vermelho 3 e áreas centrais como a rua Major Gama. A prefeitura iniciou a limpeza das caixas coletoras, encontrando até pedaços de móveis. O secretário de Infraestrutura, Marcelo Antunes, destacou a falta de manutenção e obstruções como causas principais. Mais chuvas são esperadas, com temperaturas entre 25 e 29 graus.
A chuva foi forte e com duração de três horas, com intervalos e ventos de até 9,3 km/h, e a maior precipitação ocorreu no centro da cidade, com 62,2 milímetros, segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho. Em outras regiões, como na esplanada ferroviária e no sindicato rural (saída da cidade, pela BR-359), somaram 55,8 e 31,2 milímetros.

Os pontos de alagamentos mais críticos ocorreram no Conjunto Cravo Vermelho 3, atingindo as alamedas Banhia e Projetada, e nas ruas Edu Rocha (entre Cuiabá e América), Major Gama (Cabral com Joaquim Murtinho) e Firmo de Matos (entre Joaquim Murtinho e Cabral), alcançando algumas residências. São áreas de depressão que recebem maior volume de água da morraria e têm problemas de escoamento pelas galerias.
Mais chuva - “Uma das situações que acarretam essa concentração da água é a obstrução da passagem pelas caixas coletoras, a maioria entupida pelo lixo e sem manutenção há mais de três anos”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Rodrigues Antunes. “Encontramos, inclusive, uma boca de lobo fechada de concreto pelo morador.”
Funcionários da prefeitura iniciaram, logo pela manhã deste domingo, a limpeza das caixas coletoras em alguns bairros, em uma das quais foi retirado, inclusive, pedaços de um guarda-roupa. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos informou que está sendo feito um levantamento desses pontos críticos para redimensionar as redes coletoras de águas pluviais.
O tempo amanheceu nublado neste domingo, com nuvens carregadas e concentradas na área urbana e também em Ladário, com previsão de mais chuva no começo da tarde. Na região do Pantanal mais próxima da cidade o céu está com poucas nuvens. A temperatura está em 25 graus e deve chegar a 29 graus à tarde, quando as nuvens diminuem e o sol vai aparecer.