Cidades

Governo de MS estuda adotar teste mais eficaz no diagnóstico da covid-19

O teste de antígeno para covid-19 é semelhante ao exame RT-PCR, mas é ainda mais eficaz e seguro

Adriano Fernandes e Marcos Rivany | 26/01/2021 22:28
Homem sendo subtimetido a teste RT-PCR na Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Homem sendo subtimetido a teste RT-PCR na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

O Governo do Estado não descarta a possibilidade de começar a adotar o teste de antígeno para covid-19, que tem uma tecnologia semelhante ao tipo RT-PCR, mais é ainda mais preciso. 

O exame promete resultado mais eficaz, em cerca de 15 minutos, e já é utilizado em estados como Cuiabá, no Mato Grosso. Conforme a Ses (Secretaria Estadual de Saúde) o uso do teste de antígeno já "está em discussão com as áreas técnicas" da pasta.

Este tipo de teste é capaz de detectar a contaminação a partir do 3º dia de sintomas. Atualmente o teste mais indicado a quem está com sintomas de covid-19 há poucos dias, é o RT-PCR. A coleta de material para o teste de antígeno, inclusive, é feita da mesma forma que o RT-PCR, pelo nariz. A diferença é que o novo teste promete um resultado mais seguro. 

Tal eficácia também pode reduzir o número de casos de pacientes que saem do local de testagem, com diagnóstico que aponta apenas suspeita para covid-19. O exame também se mostra mais eficaz se comparado a um teste rápido comum, por exemplo, que além de não ter grande efetividade antes de seis dias de sintomas, tem um índice considerável de falso negativo. 

Nos siga no