Cidades

Ex-PM que participou de 4 roubos a bancos em MS é preso em SP

O foragido, segundo a Polícia Civil, havia participado de quatro roubos a banco entre 2016 e 2018 em Mato Grosso do Sul

Viviane Oliveira | 25/09/2020 12:12
Charias constava em lista elaborada pelo Ministério da Justiça como um dos 23 bandidos mais procurados do País (Foto: reprodução)
Charias constava em lista elaborada pelo Ministério da Justiça como um dos 23 bandidos mais procurados do País (Foto: reprodução)

Responsável por roubos e tentativas de furto em agências bancárias, o ex-policial militar Leandro Charias, conhecido como 'Nêgo Charia', foi preso em São Paulo. Eles é acusado, inclusive, de participar da escavação de túnel para acesso ao cofre do Banco do Brasil, plano descoberto em dezembro do ano passado, em Campo Grande.

Leandro é considerado um dos bandidos mais perigosos do País, está na lista do Ministério da Justiça e Segurança Pública como um dos 23 criminosos mais procurados.  Ele foi preso na noite de ontem (24) em ação da 5ª Delegacia de Patrimônio e Roubo a Bancos do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo). 

Túnel aberto até cofre da Central Administrativa do Banco do Brasil, em dezembro de 2019. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Suspeito de participação em cerca de 30 roubos a bancos, Charias foi localizado no bairro Jardim Nossa Senhora do Carmo, na Zona Leste da capital paulista. 

O foragido participou de pelo menos quatro roubos a banco em Mato Grosso do Sul, segundo a Polícia Civil. Dois foram à Caixa Econômica Federal. Numa das ações, na agência do Jardim Tijuca, em Campo Grande foram levados R$ 250 mil.

Em São Paulo, é suspeito de participar de roubos a agências do Banco do Brasil e do Banco Bradesco, entre 2014 e 2016. 

Aqui em Campo Grande, o plano mais recente foi descoberto em 22 de dezembro. Leandro integrou quadrilha que cavou túnel de cerca de 6 metros abaixo do solo, para chegar à agência bancária no Bairro Coronel Antonino. 

A ideia era chegar sob o cofre da Central Administrativa do Banco do Brasil, uma das unidades que guarda boa parte do dinheiro que circula pelas agências da instituição na Capital.

A estrutura era bem semelhante a de um dos crimes mais famosos da história brasileira, o roubo ao Banco Central de Fortaleza, em agosto de 2005. Entre os 7 presos no dia da operação, aqui em Campo Grande, 2 foram mortos.

O ex-PM erá procurado há cinco anos, o que teria o obrigado a deixar São Paulo e investir em roubos em outros estados.

Segundo o UOL, o retorno foi detectado pelo radar da equipe da 5ª Patrimônio e ele tentou a estratégia de mudar várias vezes de endereço. Mas, mesmo assim, foi localizado pelos policiais paulistas e não ofereceu resistência ao ser detido, de acordo com o Deic.


Nos siga no