Cidades

Estado reabre agendamento para emissão do novo RG

Interessados devem preencher cadastro prévio na página da Sejusp

Por Gustavo Bonotto | 02/12/2024 23:11
Estado reabre agendamento para emissão do novo RG
Perita da Polícia Cívil tirando foto de homem para novo RG, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

A Sejusp (Secretaria de Justiça de Segurança Pública) abriu, nesta segunda-feira (2), novas vagas para a emissão da nova carteira de identidade. Ao todo, foram liberadas cerca de 2 mil oportunidades diárias para todo o Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul anunciou a abertura de cerca de 2 mil vagas diárias para a emissão da nova carteira de identidade, com um total de 146 mil documentos já expedidos desde o início do processo em janeiro. A nova identidade traz inovações como um QR Code para verificar a autenticidade e um código MRZ, similar ao de passaportes, além de promover a inclusão ao não diferenciar nome social e nome civil, nem incluir o campo de sexo. A primeira via do novo RG é gratuita e requer cadastro prévio no site da secretaria.

Os interessados em emitir o novo RG agora devem preencher cadastro prévio através da página oficial da secretaria. A emissão da 1º via é gratuita e os atendimentos presenciais são realizados no posto direcionado pelo próprio site. Veja o passo a passo a seguir:

Segundo a Sejusp, já foram expedidos 146 mil documentos desde o dia 11 de janeiro, data do início da emissão do novo RG em Mato Grosso do Sul. 

Entre as mudanças, a nova carteira de registro civil tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Com ela, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por Estado, além do CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

A identidade conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem. Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo.

O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. O nome usado será o declarado no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no
Veja Mais