Cidades

Esquadrão Pelicano fará transporte de pacientes em caso de coronavírus

Militares da Capital serão responsáveis pelo transporte caso algum brasileiro em quarentena em GO apresente sintomas

Silvia Frias | 09/02/2020 17:50
Militares já fizeram reconhecimento do trajeto até hospital de Brasília (Foto/Divulgação)
Militares já fizeram reconhecimento do trajeto até hospital de Brasília (Foto/Divulgação)

A equipe do Esquadrão Pelicano, da Base Aérea de Campo Grande deverá fazer o transporte de qualquer um dos 33 brasileiros repatriados da China e que estão em quarentena em Anápolis (GO) para hospital em Brasília, caso apresentem sintomas de coronavírus.

Os brasileiros e cônjuges chineses chegaram à Base Aérea de Anápolis na manha deste domingo (9). Eles estavam em Wuhan, epicentro do surto de coronavírus e vão ficar em quarentena no local por 18 dias.

O Esquadrão Pelicano faz parte da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Os militares baseados em Campo Grande serão os responsáveis pelo translado para Hospital das Forças Armadas de Brasília, caso alguém apresenta sintomas da doença. Na sexta-feira, eles fizeram voo de reconhecimento do trajeto.

De acordo com o comandante do Esquadrão Pelicano, tenente-Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, o voo de reconhecimento permite que a tripulação se familiarize com o heliponto do hospital, além de tomar conhecimento dos principais obstáculos na área.

O Ministério da Saúde irá avaliar se a equipe de apoio que fez o transporte do grupo precisará ficar isolado. Ao todo, foram 95 horas de voo, a partir da saída dos brasileiros na quarta-feira (5), passando por Wuhan, Urmqi, ambas na China e cidades da Polônia e Espanha.

Nos siga no