Cidades

Em 24h, fiscais desinfetaram 1080 veículos nas barreiras sanitárias de MS

Números foram registrados nas primeiras 24h das 5 barreiras que estão em funcionamento

Izabela Sanchez | 03/04/2020 07:36
Barreira de fiscalização no Posto XV de Novembro em Bataguassu (Foto: Divulgação)
Barreira de fiscalização no Posto XV de Novembro em Bataguassu (Foto: Divulgação)

Em apenas 24h, entre a manhã de quarta-feira (1) e a manhã de quinta-feira (2), fiscais desinfetaram 1080 veículos nas barreiras sanitárias instaladas em Mato Grosso do Sul. Entre carros de passeio e caminhões, a inspeção ocorre para barrar a disseminação do novo coronavírus trazido por quem vem de outros Estado, especialmente de São Paulo, que lidera o número de casos.

Até agora, além do Aeroporto Internacional de Campo Grande e do Ceasa, foram autorizadas 14 barreiras em locais estratégicos das divisas de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, no Estado. A última a ser divulgada pelo governo vai operar em Guia Lopes da Laguna.

Conforme a assessoria de imprensa da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), estão em funcionamento 5 barreira: no Posto Fiscal XV de Novembro, em Bataguassu; Posto Fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo; Posto Fiscal Jupiá, em Três Lagoas; Posto Fiscal Itamarati, em Aparecida do Taboado e Posto Fiscal Ofaié, em Anaurilândia.

Conforme a Sejusp, a unidade localizada no Posto Fiscal XV de Novembro, em Bataguassu, registrou mais abordagens até agora. Em seguida, segundo a secretaria, vm a do Posto Fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo e a do Posto Fiscal Jupiá, em Três Lagoas. Entre caminhões, motocicletas, vans e ônibus, os veículos de passeio são os que apresentam maior índice na abordagem das equipes sanitárias.

Coronavírus - Ontem o Brasil alcançou 299 mortes pela doença do coronavírus, a Covid-19. Em Mato Grosso do Sul, até agora, há registro de 1 morte, idosa de 64 anos de Batayporã, que morreu após ficar internada em estado grave em Dourados, com a complicação de já sofrer de enfisema pulmonar. Dados divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) apontam 55 casos no Estado na quinta-feira (2).

A inspeção e desinfecção é realizada por fiscais da Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), vinculada à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e tem apoio de forças de segurança rodoviárias.

Números – O boletim do governo indica, até agora,  2.290 pessoas abordadas. Elas estavam em aeronaves ou veículos até às 17 horas de quinta-feira. Além disso, 8 pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde. Os dados são do CCS/MS (Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul).

*matéria alterada às 08h31 para correção de informações.

Nos siga no