Cidades

Departamento cuidará de laboratório contra lavagem de dinheiro em MS

Segundo delegada, Dracco seguirá linha de trabalho adotada desde 2015, mas agora com maior estrutura

Ana Paula Chuva | 14/08/2020 15:48
Delegada Ana Cláudia Medina foi designada como titular do departamento. (Foto: Henrique Kawaminami)
Delegada Ana Cláudia Medina foi designada como titular do departamento. (Foto: Henrique Kawaminami)

Criado na semana passada pelo Governo do Estado, o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) vai centralizar os casos de corrupção e lavagem de dinheiro em Mato Grosso do Sul, além de ficar responsável pelo laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro e pela Seção de Operações Aéreas da Polícia Civil.

O Departamento tem como titular a delegada Ana Cláudia Medina e conta com duas delegacias a de Combate ao Crime Organizado e a de Combate à Corrupção.  A Seção de Operações Aéreas será responsável pela gestão e operação das atividades áreas de segurança pública no âmbito da instituição. 

Conforme explicou Ana Cláudia ao Campo Grande News, o departamento continuará seguindo a linha de trabalho adotada pela Polícia Civil desde 2015, mas agora com estrutura adequada. “Já temos operações contra corrupção desde 2015, mas vamos ampliar a atuação contra o PCC (Primeiro Comando da Capital) e demais organizações criminosas que continuam sendo o nosso foco”, disse. 

Medina ainda destaca que o foco do departamento será uma investigação mais profunda na dissimulação de bens que sejam resultado de enriquecimento ilícito. 

“Vamos trabalhar com técnicas especializadas nessas apurações. Tanto é que trouxemos para a estrutura do Dracco assessorias especializadas e ferramentas avançadas para esse trabalho. Teremos apoio técnico especializado na questão cibernética com o laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro”, destacou.

Omertà – Questionada sobre uma possível atuação do Dracco na Operação Omertà, Medina afirmou que a operação já tem sua força tarefa em conjunto com o Gaeco e seguirá assim, pois já estão em um estágio avançado nas investigações. 

Caso haja necessidade, o Dracco estará à disposição para auxílios necessários. “Nosso foco é uma investigação cada vez mais aprofundada que possa nos trazer uma repressão eficaz e especializada aos crimes de corrupção e institucionalizados, além da neutralização das organizações criminosas faccionadas ou não”, concluiu. 

Nos siga no