Cidades

Defesa de Fahd Jamil tenta, de novo, converter prisão em regime domiciliar

Advogados alegam "questões humanitárias" por conta da debilidade física de Fahd Jamil, hoje, foragido

Silvia Frias | 04/12/2020 10:23
Garras foi até a mansão de Fahd Jamil, em junho deste ano, durante Operação Omertà (Foto: Direto das Ruas)
Garras foi até a mansão de Fahd Jamil, em junho deste ano, durante Operação Omertà (Foto: Direto das Ruas)

A defesa de Fahd Jamil tenta, de novo, reverter a prisão preventiva do empresário para o regime domiciliar, ainda que seja com monitoramento por tornozeleira eletrônica e mediante pagamento de fiança. Ele teve a prisão determina pela Justiça no dia 15 de junho, em decorrência da 3ª fase da Operação Omertà e está foragido.

O pedido formulado pelo advogado Gustavo Henrique Righi Badaró e assinado com mais três colegas.

No dia 9 de julho foi requerida a substituição da prisão preventiva, “ante a avançada idade e gravidade do estado de saúde”. Naquele período, o pedido foi negado pela Justiça de Campo Grande, seguindo o parecer do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Agora, a defesa pede a reconsideração do pedido, sob as mesma alegação: “questão humanitária”, por conta da fragilidade do estado de saúde de Fahd Jamil. Segundo relatórios médicos, ele é acometido por “doença pulmoar obstutriva crônica severa com predomínio de enfisema pulmonar difuso”, e que a recomendação é tratamento com oxigenoterapia domiciliar.

No documento enviado à 1ª Vara Criminal de Campo Grande, a defesa de Fahd Jamil disse que o cliente tem interesse em colaborador com a Justiça e não se opõe ao uso de tornozeleira.

A reversão de preventiva para domiciliar também é embasada pelos advogados do empresário com a resposta dada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Questionada pela defesa de Fahd Jamil, o órgão informou que não teria “nenhuma unidade prisional no Estado que possa atender as especificidades apresentadas”.

O pedido de prisão domiciliar já havia sido negado também em recursos protocolados no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supermo Tribunal Federal).

A investigação da Omertà que levou à frustrada tentativa de prisão de Fahd Jamil apontou à Justiça que a cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, é base de organização criminosa que conta com milícia armada de assassinos profissionais. Em Campo Grande, o grupo é comandado por Jamil Name e Jamil Name Filho, conforme denúncia.

O grupo com base em Ponta Porã teria ordenado a execução de Alberto Aparecido Roberto Nogueira (Betão) e do policial militar reformado Ilson Martins de Figueiredo. Ambos estariam envolvidos no desaparecimento de Daniel Alvarez Georges em 2011, filho de Fahd Jamil. 

#matéria atualizada às 10h43 para correção de informações.

Nos siga no