Cidades

Coronavac já foi aplicada em 60 pessoas no HU; previsão é chegar a 100 no sábado

Serão testados entre 800 e 1.000 profissionais que trabalhem em área de circulação da covid-19

Paula Maciulevicius Brasil | 05/11/2020 12:44
Coronavac está há 10 dias em fase de testes hoje no Estado. (Foto: Instituto Butantan)
Coronavac está há 10 dias em fase de testes hoje no Estado. (Foto: Instituto Butantan)

Já foram 60 voluntários vacinados dentro dos testes da Coronavac no Hospital Universitário, em Campo Grande. A fase de testes da farmacêutica chinesa Sinovac com o Instituto Butantan começou começa no último dia 26 de outubro, com 10 profissionais e a previsão é chegar a 100 vacinados até sábado. 

Serão testados entre 800 e 1.000 profissionais de todos os hospitais da Capital e que trabalhem em área de circulação da covid-19. Metade recebe a vacina e a outra metade recebe placebo (preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos).

Os voluntários recebem duas doses de uma vacina inativada (com o vírus morto). A segunda será aplicada depois de duas semanas da primeira. As pessoas serão acompanhadas por um ano para acompanhamento da segurança e eficácia da vacina.

Os testes estão sendo realizados no hospital Dia do HU, das 17h às 21h. Os profissionais interessados precisam agendar pelo email adm.covidcg@gmail.com ou pelo WhatsApp (67) 99269-3354.

Dos estudos feitos no País, a vacina vem comprovando os resultados de segurança que já haviam sido registrados em testes de fases 1 e 2 na China. Além da Coronavac, outras três vacinas contra a covid-19 estão em processo de estudos no Estado.  A Janssen-Cilag, da multinacional Jhohson e Jhonson; a desenvolvida pelo laboratório Sanofi e a do medicamento contra a BCG.

A aplicação da vacina para a população ainda não tem data prevista em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no