Cidades

Com sistemas ainda fora do ar, atendimentos na Sanesul seguem suspensos

Por conta do ataque hacker, atendimentos presenciais não serão retomados esta semana

Ana Paula Chuva | 29/12/2021 11:38
Fachada da sede da Sanesul em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues | Governo de MS)
Fachada da sede da Sanesul em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues | Governo de MS)

Os sistemas da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) ainda estão fora do ar nesta quarta-feira (28), após o ataque hacker no último fim de semana. Com isso, os atendimentos presenciais seguem suspensos.

De acordo com o comunicado da empresa, durante toda a semana os atendimentos à população ficarão suspensos nos escritórios, como parte das medidas de segurança por conta da invasão cibernética registrada no fim de semana.

No entanto, a população pode solicitar serviços emergenciais através o Serviço de Atendimento ao Consumidor no telefone 0800 067 6010, disponível 24 horas. A empresa lembra ainda que apesar da suspensão nos atendimentos, o abastecimento de água não será afetado.

“ Todos os sistemas operacionais de água estão funcionando normalmente. Estamos atuando em todas as frentes, técnica, administrativa e jurídica, e junto às autoridades policiais.”, diz o comunicado da empresa.

A nota ainda reforça que a Sanesul  está apurando os fatos e “serão divulgados aos órgãos competentes quando forem conclusivos.” Além disso, informa que “Um grupo especializado e  técnico está trabalhando para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rápido possível.”, finaliza o aviso. 

Ataque - Por volta das 2h10 de domingo (26), falhas no sistema da Sanesul foram identificadas. Um técnico de tecnologia da informação foi até a empresa e detectou a invasão externa. Em seguida, empresa ClickTI, terceirizada e locadora da infraestrutura do data center (centro de processamento de dados), foi notificada. 

Por volta das 8h de domingo, a terceirizada diagnosticou a invasão mediante criptografia de dados em toda a estrutura. O advogado da empresa de saneamento entregou à Polícia Civil cópia da mensagem enviada pelo hacker no momento da invasão. 

A invasão foi comunicada em boletim de ocorrência registrado na Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). A Polícia Civil informou que a investigação está sob sigilo. 

Nos siga no