Cidades

Com redução de voos, Estado assumiu viagens para realização de transplantes

Foram cinco viagens com pacientes apenas em junho, sendo três para Paraná e duas a São Paulo

Leonardo Rocha | 05/07/2020 14:24
Viagens são feitas por pilotos da Casa Militar (Foto: Edemir Rodrigues - Governo MS)
Viagens são feitas por pilotos da Casa Militar (Foto: Edemir Rodrigues - Governo MS)

Com a redução e voos das companhias devido a pandemia do coronavírus, o governo estadual, por meio da Casa Militar, tem atuado em viagens aéreas, levando pessoas que precisam realizar transplantes. Só no mês de junho foram cinco ocasiões, sendo três viagens para o Paraná e duas a São Paulo.

Estas viagens realizadas com aviões do Estado não trazem custo algum aos pacientes, sendo neste momento (pandemia), a única opção para que estas pessoas possam realizar os transplantes. Esta ação ocorre por meio da parceria entre a Casa Militar e a Central Estadual de Transplantes, que é ligada a SES (Secretaria Estadual de Saúde).

As viagens são organizadas e segundo o governo estadual, realizadas em poucas horas. Desde 2018, segundo a Casa Militar, já foram feitas 30 operações com esta finalidade. Esta ações são chamadas de “missões humanitárias”, tendo a disposição o serviço de 32 militares, entre pilotos, copilotos, mecânicos e administrativos.

O comandante do Grupamento Aéreo, Adalberto Ortale, disse que a corporação tem muita “satisfação” em contribuir com estas viagens, para melhorar a vida das pessoas que precisam de um transplante de órgão. 

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Miozzo, citou que a distância entre as cidades do Estado, assim como a distribuição de voos nas companhias aéreas sempre foram uma dificuldade. “Quando chamam o paciente para uma cirurgia ele tem que estar lá em poucas horas, em até 10 horas”, descreveu.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram feitos 95 transplantes nos hospitais de Mato Grosso do Sul, sendo três de coração, 15 de rins e 77 córneas, de janeiro a maio deste ano. Além disto foram enviados 41 órgãos daqui para outros estados.

Nos siga no