Cidades

Com mudanças, Código de Trânsito fica de fora da prova teórica durante um mês

Autoescolas também terão de se adaptar às alterações que entram em vigor hoje

Tainá Jara | 12/04/2021 11:34
Aula prática realizada no Detran-MS (Foto: Divulgação/Detran-MS)
Aula prática realizada no Detran-MS (Foto: Divulgação/Detran-MS)

As autoescolas também terão de se adaptar as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, em vigor a partir desta segunda-feira. Além de alterações relativas ao tempo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e penalidade quanto ao descumprimento das normas, será adotado período de transição para os alunos em formação não sejam prejudicados.

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira, pelo Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a diretora de Educação Elijane Coelho, explicou que durante um mês questões relativas ao código não cairão nos exames teóricos aplicados.

O período servirá para não prejudicar quem estudou em cima do antigo Código nos últimos meses e dar tempo para o conteúdo ser repassado a novos alunos. O conteúdo voltará a ser cobrado a partir do dia 12 de maio.

Outra mudança relativa a educação dos condutores, é a não obrigatoriedade de aulas noturnas durante o curso prático de formação de condutores (categorias A e B) para a primeira habilitação, além da revogação do prazo de 15 dias para nova avaliação, caso o aluno seja reprovado no exame prático e teórico.

Ciclistas – As mudanças também afetam a convivência entre veículos automotores e ciclistas. Conforme a diretora, não reduzir a velocidade próximo a ciclistas passará a ser considerado penalidade gravíssima.

Já estacionar veículos em locais destinados a ciclovia será considerada infração grave. “São situações que contrariam a questão da mobilidade urbana”, relembrou.

Nos siga no