Cidades

Com metade da população nas ruas, MS tem a 2ª pior taxa de isolamento do País

Governo divulgou que somente 48,2% dos sul-mato-grossenses respeitam recomendação de ficar em casa

Jones Mário | 07/04/2020 11:48
Campo Grande tem índice de isolamento de 47,9%, acima da média estadual.
Campo Grande tem índice de isolamento de 47,9%, acima da média estadual.

Dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, apontam Mato Grosso do Sul como o segundo estado que mais desobedece as recomendações de isolamento social no Brasil. Os números atualizados apontam para apenas 48,2% das pessoas em casa, taxa que só não é pior que a de Tocantins (46,7%).

Na prática, mais da metade da população sul-mato-grossense - 51,8% - desrespeita a indicação de isolamento das autoridades em Saúde, medida tida como mais efetiva para evitar a dissipação massiva do novo coronavírus.

“Mato Grosso do Sul está em um lugar não privilegiado, que está nos envergonhando. O mapa apresenta Mato Grosso do Sul em um desonroso lugar”, criticou Resende, durante transmissão ao vivo nesta manhã.

(Infográfico: Governo de MS)

Conforme as estatísticas apresentadas, obtidas em parceria do governo do Estado com a startup InLoco, a unidade da federação campeã em isolamento social no País é o Distrito Federal, com 62,1% das pessoas em casa. Vizinho, Goiás é o segundo colocado, com 60,8%, seguido por Pernambuco (57,6%).

No ranking por município, Santa Rita do Pardo é a cidade sul-mato-grossense com menor índice de isolamento social, com somente pouco mais de um terço das pessoas - 36,5% - adeptas à medida. Não há casos confirmados ou suspeitos no município.

Abaixo dos 40% também está Jardim - também sem casos - com 39,7% da população cumprindo as recomendações de isolamento social.

(Infográfico: Reprodução/SES)

Campo Grande, onde o comércio retomou suas atividades parcialmente, bem como repartições públicas municipais e transporte coletivo, ocupa a 36ª posição na lista, com taxa de 47,9%. O indicativo está abaixo da média estadual. A Capital soma 48 casos confirmados de novo coronavírus e 14 sob investigação.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou os números e reforçou a necessidade da população se manter em casa para frear a contaminação pelo vírus.

“O pico da infestação no Brasil está previsto para abril e maio. Quanto mais ficarmos restritos ao ambiente familiar, quanto mais tivermos as precauções, menos pessoas contaminadas. Manter a vigilância, manter o isolamento é essencial para que possamos ultrapassar esse momento mais crítico. E o mais importante, dando suporte aquelas pessoas que necessitam da internação na rede pública estadual em todas as regiões do estado”, destacou, em nota publicada no site oficial do governo.

Exemplo - Do outro lado, municípios na fronteira do Brasil com o Paraguai concentram os melhores índices de isolamento social de Mato Grosso do Sul. Bela Vista, com 73,1%, lidera o Estado, seguido por Coronel Sapucaia, com 67,4%. Ladário completa o pódio na terceira posição, com taxa de 66,8%. O trio não tem casos confirmados ou suspeitos.

(Infográfico: Reprodução/SES)

Segundo último boletim da SES, o Estado já soma 80 casos de novo coronavírus e tem outros 26 em investigação. Duas pessoas já morreram em decorrência da doença.

Nos siga no